Para aqueles que amaram Yellowstone, 1923 é uma prequela essencial do universo western que tem Harrison Ford no papel principal.
Ambientada durante a Lei Seca nos Estados Unidos e a Grande Depressão, 1923 acompanhará uma nova geração dos Dutton lutando contra uma seca histórica e o roubo de gado. 1923 é uma prequela de Yellowstone, criada por Taylor Sheridan e protagonizada por Harrison Ford e Helen Mirren.
Quem está no elenco?
Para o elenco de um faroeste, é necessário ter tanto lendas de Hollywood quanto “rostos” conhecidos do cinema.
Nesse ponto, 1923 não foge à regra, com Harrison Ford como o protagonista, que conquista seu primeiro papel principal em uma série e marca uma de suas raras incursões no faroeste (gênero para o qual, no entanto, parece talhado sob medida).
Para contrabalancear a aura do intérprete de Indiana Jones, que melhor escolha para contracenar com ele do que a atriz britânica Helen Mirren, também uma novata no universo implacável dos westerns!
Os fãs do mercenário Bronn em Game of Thrones certamente reconhecerão Jerome Flynn no papel de um antagonista que nutre um grande rancor contra o clã Dutton.
Os cinéfilos das décadas de 80 e 90 também ficarão felizes em rever os emblemáticos Robert Patrick (já no elenco da outra prequela de Yellowstone, 1883) ou o ex-James Bond, Timothy Dalton.
Paramount Network
A série foi concebida por Taylor Sheridan, o criador de Yellowstone. Revelado ao grande público como ator (notadamente na série Sons of Anarchy), ele se tornou desde então um roteirista em ascensão em Hollywood, graças, em particular, aos seus roteiros para os filmes Sicario e A Qualquer Custo. Ele também é o criador das séries Tulsa King, com Sylvester Stallone, e O Dono de Kingstown.
Vale a pena assistir?
Na obra-prima atemporal O Homem que Matou o Facínora, de John Ford, todos se lembram daquela frase: “Quando a lenda se torna fato, imprima-se a lenda”. Uma maneira de dizer que o mito americano nasceu principalmente de uma reescrita da história (e, consequentemente, da História) em detrimento dos fatos autênticos.
A abordagem da série 1923, no entanto, não é prolongar esse aspecto, mas, ao contrário, propor um faroeste realista. Aqui, não há mocinhos cowboys enfrentando nativos malvados, nem ataques a diligências ou xerifes como última defesa contra uma horda de foras da lei. Porque o propósito da série é, antes de tudo, traçar um retrato da América, em um período decisivo da História.
Um retrato crepuscular da América
Esta nova prequela de Yellowstone se passa em uma época marcada por muitas transformações históricas. As feridas da Primeira Guerra Mundial ainda não cicatrizaram, a Lei Seca está em pleno vigor nos Estados Unidos e a quebra da bolsa de valores está prestes a atingir em cheio os mercados econômicos.
Enquanto seu rancho prospera, o patriarca Jacob Dutton (Harrison Ford) encarna, apesar de si mesmo, o crepúsculo de um mundo antigo, onde a lei do mais forte e o recurso a formas de autojustiça prevaleciam. Um território podia ser adquirido pela força do homem mais determinado, a menos que sua fraqueza beneficiasse alguém mais audacioso – e, acima de tudo, mais determinado – do que ele.

Paramount Network
A narrativa da série nos primeiros episódios é dividida entre duas histórias paralelas, mergulhando-nos nas planícies de Wyoming, mas também na savana africana, onde encontramos Spencer Dutton (Brandon Sklenar), um caçador de animais selvagens por quem se apaixonará a britânica Alexandra (Julia Schlaepfer), destinada a um casamento arranjado com um homem que ela não ama.
Há na escrita da série um tom que lembra os clássicos da literatura americana do início do século XX. Assim, 1923 parece ser o prolongamento da obra de grandes romancistas como John Steinbeck e Ernest Hemingway, bem como uma homenagem à filmografia de John Ford, provavelmente o maior cineasta-historiador da América.
Caçar ou ser caçado, essa é a questão
O paralelo das duas tramas também questiona a natureza do Homem. Spencer viveu uma vida de aventureiro em contato próximo com os predadores mais perigosos e decide voltar a viver na América para levar uma vida mais pacífica.

Paramount Network
Poderia ele imaginar, no entanto, que perigos piores povoam seu Wyoming local, já que a rivalidade mantida por seu clã com um fazendeiro vizinho levará ao início de sangrentos confrontos entre os dois clãs? Na savana como no faroeste, aquele que não se resolve a caçar torna-se a presa de outros predadores…
Não é necessário ter assistido a Yellowstone, nem à sua primeira prequela 1883, para apreciar 1923. Sua escrita, a beleza de suas imagens e a qualidade de suas atuações serão suficientes para cativar seus telespectadores com esta história muito bem controlada, recentemente prolongada por uma segunda temporada igualmente bem-sucedida
As duas temporadas de 1923 estão disponíveis no Paramount+.
Fonte: Filmes e Séries


