Ele estrelou Outra História Americana, Clube da Luta e a sequência de Entre Facas e Segredos e essa superestrela quase conseguiu um papel em Avatar: O Caminho da Água e Avatar: Fogo e Cinzas. Mas ele recusou as ofertas por um motivo bem específico.
A franquia Avatar, criada por James Cameron além de surpreender com suas imagens e histórias fantásticas, consegui um feito e tanto ao reunir nomes importantes de Hollywood em suas produções: Sigourney Weaver, Kate Winslet, Zoë Saldaña, Sam Worthington, Stephen Lang e entre outros.
No entanto, o que poucos sabem, é que outro ator renomado, conhecido por filmes como A Outra História Americana, Clube da Luta, Birdman, O Incrível Hulk e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, também poderia ter entrado na franquia desde o segundo filme, mas não está no elenco: Edward Norton.
O ator nascido em Boston, que já foi indicado ao Oscar três vezes, chegou a ter a oportunidade de participar da megafranquia de James Cameron. Mas ele recusou – por um motivo muito peculiar.
É por isso que Edward Norton não está em Avatar: Fogo e Cinzas
Walt Disney Studios Motion Pictures
James Cameron é um diretor que se consolidou como um dos maiores mestres do cinema ao longo dos últimos 40 anos. O Exterminador do Futuro e seu sequel, Aliens, O Segredo do Abismo, Titanic e, claro, Avatar: os filmes do diretor canadense representaram marcos de grandeza cinematográfica – e muitas vezes revolucionaram a linguagem do cinema. No caso de Norton, resta a pergunta: como alguém poderia recusar um trabalho de James Cameron?
Bem, o motivo não foi uma agenda lotada que impediu Norton de aparecer diante das câmeras na parte dois e, eventualmente, na parte três da saga de Pandora. Foi, na verdade, uma decisão consciente do ator, que não era fundamentalmente contra blockbusters. No entanto, sua visão para o papel não coincidiu com a ideia de Cameron.
Edward Norton recusou o papel quando soube que interpretaria um humano, e não um Na’vi. “Ou sou um Na’vi ou nada“, declarou Norton há alguns anos em uma entrevista à Total Film (via CBR). Ele explicou que era amigo de Cameron e até admirava o diretor. No entanto, não queria fazer parte do “mundo industrial” que estava destruindo Pandora. Mesmo assim, a história tem um final conciliatório.
Edward Norton acabou estrelando outro filme de Cameron

Twentieth Century Fox
No fim, tudo acabou bem. E, de certa forma, a história teve um final feliz. Os dois conseguiram colaborar nesse meio tempo. James Cameron pelo menos conseguiu garantir a participação de Edward Norton em Alita: Anjo de Combate!
Após décadas trabalhando para dar vida à adaptação do mangá, Cameron passou o bastão da direção para Robert Rodriguez (Um Drink no Inferno, Sin City). No entanto, o DNA de Cameron é palpável em todo o filme. O gênio por trás de Avatar permaneceu no projeto como produtor. E Norton recebeu pelo menos um pequeno papel, o que poderia levar a um futuro com a uma possível continuação.
Embora a sequência fosse considerada praticamente cancelada após o desempenho moderado do primeiro filme nas bilheterias, houve sinais de vida do projeto recentemente – então os fãs ainda podem ter esperança de que ele se concretize.
Você pode conferir os dois primeiros filmes de Avatar e Alita: Anjo de Combate no catálogo do Disney+.
Fonte: Filmes e Séries


