PUBLICIDADE

O filme mais longo da história de Hollywood: Um épico que mistura guerra e faroeste, lançado há mais de 30 anos – Notícias de cinema


Com 254 minutos, este filme de 1993 bateu o recorde da lendária Cleópatra estrelado por Elizabeth Taylor.

A duração de um filme pode ser decisiva na hora de escolher o que assistir – ou deixar pra outra hora. Por isso, o título de filme mais longo já lançado por Hollywood provavelmente foi ignorado por muita gente justamente por esse motivo. Anjos Assassinos que carrega essa curiosa distinção é, um espetáculo épico que mistura faroeste e guerra, lançado em 1993.

O filme se passa durante a Guerra Civil Americana, no momento que antecede sua batalha mais famosa. Em 1º de julho de 1863, mais de 150 mil soldados aguardavam o confronto. Embora a produção não tenha alcançado esse número real, contou com mais de 5 mil figurantes – um feito para a época.

Há um detalhe curioso por trás do recorde de exibição de Anjos Assassinos

New Line Cinema

Originalmente, ele foi concebido como uma minissérie. No entanto, o magnata Ted Turner insistiu em levá-lo aos cinemas. Aproveitando a recente aquisição da New Line Cinema, Turner bancou a adaptação do romance de Michael Shaara, dirigida por Ron Maxwell. Só que havia um problema: a duração extensíssima limitava demais o número de sessões por dia.

O resultado? O filme mal chegou às salas, sendo exibido em apenas 248 cinemas nos EUA. A bilheteria nacional ficou em cerca de 12 milhões de dólares, valor modesto para um orçamento de 20 milhões. Mas, convenhamos, a ideia inicial era ir direto para a TV.

O filme mais longo de Hollywood

Os 254 minutos da versão cinematográfica – depois expandidos para 271 na versão do diretor – garantiram a Anjos Assassinos o título de filme mais longo da história de Hollywood, superando Cleópatra (243 minutos). E isso foi de propósito, como o próprio Turner afirmou na época:

Eu queria que fosse o mais longo. É uma declaração e tanto. Diz que é importante.

É verdade que há filmes mais longos lançados comercialmente em outros países, mas o objetivo aqui era marcar território em Hollywood. Havia até esperanças de que isso renderia indicações ao Oscar, mas no final das contas, o filme não recebeu nenhuma.

Ainda assim, Turner ficou satisfeito o suficiente para financiar anos depois a prequela Deuses e Generais, focada na história do general confederado Thomas “Stonewall” Jackson. Curiosamente, sua duração original era ainda maior que a de Anjos Assassinos, mas a versão nos cinemas ficou com “apenas” 219 minutos.

No entanto, Deuses e Generais também ganhou uma versão do diretor, que chegou a 280 minutos – superando Anjos Assassinos em duração total. Mas até hoje, o épico de 1993 segue como o mais longo já lançado nos cinemas por Hollywood.

Anjos Assassinos está disponível para aluguel ou compra no Prime Video e Apple Tv.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE