Na tentativa de conseguir mais dinheiro, ele acabou passando a perna em um de seus associados.
Na indústria audiovisual, as pessoas evitam falar muito sobre salários e dinheiro, embora a grande maioria das decisões tomadas esteja relacionada a isso. Alguns daqueles em posições de poder acabam tentando se estabelecer como uma força criativa maior porque presumem, corretamente, que há algo a ganhar com isso. Disputas por créditos são comuns em indústrias como a televisão, e remontam a muitos anos de batalhas entre escritórios e sindicatos.
Onde nenhum outro homem ousou ir
Star Trek também teve sua parcela de conflitos desse tipo, com seu criador, Gene Roddenberry, lutando contra a emissora para estender a série original o máximo possível e garantir o orçamento necessário para produzir uma ambiciosa série de fantasia.
NBC
E conseguiu: Star Trek é uma das melhores séries de ficção científica da história, influente em sua representação de aventuras espaciais e da dinâmica de camaradagem entre as tripulações. Também foi inspiradora com seu lema de abertura e uma música-tema muito cativante que evoca um senso de admiração e o desejo de embarcar em uma odisseia.
Uma letra que jamais foi ouvida
Qualquer pessoa familiarizada com a série consegue cantarolar o tema principal. Não cantá-lo, de fato, com palavras – embora tecnicamente fosse possível. Isso porque a música tem letra, mesmo que ninguém se lembre dela, já que nunca foi ouvida. Roddenberry escreveu alguns versos para acompanhar o tema principal composto por Alexander Courage.
Compreensivelmente, ninguém queria que a música fosse cantada, e a decisão foi vetada. Mas Roddenberry ainda conseguiu o que queria: metade dos direitos autorais da canção. Após o registro da música original de Courage, um segundo registro foi feito cerca de cinquenta dias depois, com a mesma partitura, mas com a letra de Gene incluída. Portanto, o criador da série tinha direito aos direitos autorais pelo uso da música, garantindo que ele recebesse mais pelo seu programa, mesmo que tivesse que ficar com a parte do compositor. Uma manobra bastante desonesta.
Fonte: Filmes e Séries


