

Ney Matogrosso no Festival de Verão de Salvador (reprodução Multishow)
“Meu amor / O que você faria se só te restasse um dia? Se o mundo fosse acabar / Me diz, o que você faria?”. Eu respondo: iria num show de Ney Matogrosso!
Assim como seu macacão dourado, a performance de Ney Matogrosso reluziu como ouro na noite baiana. O cantor e compositor entregou uma apresentação primorosa no primeiro dia do Festival de Verão de Salvador 2026.
Os pés descalços, os olhos pintados de preto e o molejo do corpo eram perceptíveis logo em sua entrada no palco. “Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua”, marcha-rancho de Sérgio Sampaio, iniciou o espetáculo que durou uma hora.


A apresentação faz parte da turnê “Bloco na Rua”, que traz clássicos da autoria do cantor e reimagina sucessos da música popular brasileira. É uma espécie de Carnaval que tem momentos roqueiros, de solos de guitarra, mas traz destaque aos instrumentos de sopro e percussão.
Ele tem trabalhado neste formato desde 2019, mas preparou surpresas para o show em Salvador, como performar “Casinha de Sapê”, composta por Hyldon e imortalizada por Tim Maia, que não está originalmente na tracklist.
Entre as canções que ganharam fama na voz de Ney Matogrosso e de Secos & Molhados, estiveram no repertório “Fala”, “O Vira”, “Sangue Latino” e “Poema”.
“Yolanda”, original de Chico Buarque, foi um dos momentos de destaque. Sentado em um banco, ele abriu o macacão durante esta canção. O público vibrou. Ele se emocionou.
“Jardins da Babilônia”, de Rita Lee; “Mesmo Que Seja Eu”, de Eramos Carlos; “A Maçã”, de Raul Seixas; “O Beco”, de Os Paralamas do Sucesso; e “O Último Dia”, de Paulinho Moska, também estiveram no repertório do show.
O público cantou com força todas as canções, sem exceção.
“Pro Dia Nascer Feliz”, de Barão Vermelho, foi a escolhida para encerrar a performance. Com certeza, depois momentos icônicos com uma lenda da música brasileira, o dia vai amanhecer feliz para o público do Festival de Verão de Salvador, que ovacionou o cantor ao exclamar “Ney! Ney! Ney” em uníssono.


