PUBLICIDADE

Muitas crianças dos anos 90 cresceram assistindo a esse filme de fantasia, mas a maioria o havia esquecido 32 anos depois – Notícias de cinema


Nem todos os filmes de animação da década de 1990 foram produções da Disney e, talvez, por isso muitos outros caíram no esquecimento.

Muitos filmes de animação têm um impacto duradouro na infância, especialmente porque não víamos tantas histórias assim quando éramos pequenos. Em 1994, a Disney lançou O Rei Leão e obteve um sucesso mundial. Em contraste, filmes como o balé animado A Princesa Encantada dificilmente tiveram a mesma chance. E mesmo o filme A Polegarzinha, do diretor Don Bluth (que mais tarde dirigiria Anastasia), não conseguiu causar uma impressão duradoura na maioria das crianças.

A Polegarzinha encantou os quartos infantis dos anos 90

Don Bluth e Gary Goldman, que também colaboraram no “filme de gângster infantil” Todos os Cães Merecem o Céu, transportaram o público para um mundo de fantasia com A Polegarzinha: a pequena protagonista, do tamanho de um polegar, se apaixona por um príncipe encantado e acredita que finalmente encontrará seu lugar no mundo.

Em vez disso, ela é sequestrada por um sapo malvado e forçada a apresentar sua bela voz todas as noites em um show de variedades. O herdeiro élfico Cornélio parte em busca de sua amada, mas Polegarzinha se recusa a aceitar seu destino sem lutar.

Disney+

A Polegarzinha foi criada com base em um conto de fadas de Hans Christian Andersen, cujas histórias a Disney já havia usado em A Pequena Sereia (1989). A atriz Jodi Benson, que dublou Ariel no filme original, também assumiu o papel principal de A Polegarzinha. Muitas princesas dos anos 90 provavelmente reconheceram os paralelos quando ela canta sobre seu príncipe encantado ou olha com adoração para um livro de contos de fadas.

Após o animador americano Don Bluth romper com a Disney nos anos 80 e se tornar independente com seu próprio estúdio de animação (e filmes aclamados como Em Busca do Vale Encantado), sua empresa já estava em declínio em meados dos anos 90 e declarou falência um ano após o lançamento de A Polegarzinha.

Apesar de ser nostálgico, o filme teve alguns problemas

Outros problemas surgiram nos bastidores quando Don Bluth inicialmente contratou Betty White para dublar a Sra. Rata do Campo em Polegarzinha, mas ficou insatisfeito com sua atuação e trouxe Carol Channing em seu lugar.

No entanto, como as duas atrizes eram amigas, a troca de atriz veio à tona e Bluth recebeu vários telefonemas furiosos do agente de White. A Polegarzinha também teve a duvidosa honra de ser o primeiro filme de animação a ganhar um prêmio Framboesa de Ouro: pela pior canção, Case com a Toupeira. Quer refrescar a memória sobre Polegarzinha? Embora não seja uma produção da Disney, o filme de animação está disponível no Disney+.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE