PUBLICIDADE

“Me senti insultada”, diz atriz de Harry Potter que não voltou à saga depois de A Pedra Filosofal – Notícias de cinema


Zoë Wanamaker, responsável pela personagem Madame Hooch, não ficou muito satisfeita com o contrato oferecido pela Warner.

Sem sombra de dúvida, Harry Potter é uma das franquias mais famosas do audiovisual mundial. Adaptação dos livros escritos por J.K. Rowling, a saga composta por oito filmes arrecadou mais de US$ 7 bilhões mundo afora, gerando lucros astronômicos para os cofres da Warner Bros. Pictures. Entretanto, apesar dos valores envolvidos, nem todos os atores ficaram satisfeitos com seus salários.

Zoë Wanamaker reclamou de seu contrato

Você se recorda da Madame Hooch, professora de voo que aparece em A Pedra Filosofal? Vivida pela atriz Zoë Wanamaker, a personagem foi a responsável por um dos momentos mais icônicos do primeiro filme: a primeira experiência de voo de Harry, Rony e Hermione em Hogwarts.

Entretanto, na visão da atriz, a jornada não foi tão marcante assim, o que a impediu de retornar para os capítulos seguintes. Em 2001, o jornal britânico, The Telegraph, publicou uma entrevista onde Wanamaker descreveu seu tempo na franquia como “terrível”, tecendo duras críticas à produção – sobretudo no quesito financeiro.

“Alguns atores assinaram contrato para três filmes, mas o dinheiro era tão pouco que me senti insultada e só assinei para um. Se eles me quisessem para uma sequência, teriam que aumentar os valores”, contou ela.

Warner Bros. Pictures

Zoë Wanamaker como Madame Hooch

Além de discordar do pagamento, Wanamaker lamentou não ter recebido royalties relativos ao merchandising da saga. Apesar do descontentamento, em 2018, ele cedeu sua imagem para o jogo Harry Potter: Hogwarts Mystery, desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis.

Sem saber se por vontade própria ou por falta de convite, a atriz não participou do especial Harry Potter – 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts, lançado pela HBO Max em 2022.

“Não deu certo”: Emma Watson, estrela de Harry Potter, recusou um dos maiores sucessos do Oscar dos últimos 10 anos

Richard Harris também recusou o contrato

Ao contrário de Zoë, o ator Richard Harris, que interpretou Alvo Dumbledore em A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, chegou a um acordo com a Warner em relação aos seus honorários.

“Eu neguei [o contrato], e eles continuaram a me oferecer o papel. Quanto mais eu recusava, mais dinheiro eles me ofereciam”, revelou ele durante uma entrevista passada para o Zap2it (via The Guardian).

Após a morte do astro, aos 72 anos, em outubro de 2002, Michael Gambon encarnou o respeitado diretor de Hogwarts nos longas-metragens restantes.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE