Há muitos anos Matt Damon é um ator muito requisitado em Hollywood e, por isso, testemunhou várias mudanças na famosa fábrica de sonhos. Agora, com A Odisseia, de Christopher Nolan, ele acredita que está vendo o fim de mais uma era.
Ir ao cinema sempre foi uma experiência especial: a tela imensa, o som que envolve a sala e aquela expectativa coletiva antes da projeção começar. Desde as primeiras exibições, porém, a experiência não parou de evoluir – mudaram as proporções da tela, surgiram novos tipos de telas e sistemas de som, apareceram as exibições em 3D e até tentativas de usar tecnologia de alta taxa de quadros. Mas uma das maiores reviravoltas, sem dúvida, foi a transição da película para a projeção digital.
Claro que não é só a exibição que mudou; a produção dos filmes também está em constante transformação. Matt Damon, que já viveu de tudo – de astronauta a agente secreto e até piloto de F1 –, está convicto de que A Odisseia, de Christopher Nolan, marcará o fim de uma era para ele. Ele acredita que a épica fantasia será a última grande produção cinematográfica em que as imagens ainda serão capturadas em película.
Uma breve notícia sobre o futuro
Em participação no podcast da Netflix Skip Intro, o ator falou sobre as filmagens do longa e disse que a produção representou um ponto de virada pra ele. Na verdade, Damon acredita que este será o “último grande filme em celuloide” do qual vai participar.
“Quando estava filmando A Odisseia no ano passado, senti que essa era minha única chance na vida de fazer um filme no estilo de David Lean [diretor de clássicos como Lawrence da Arábia – aqui entendido como sinônimo de épico cinematográfico], sabe? […] Que eu estava fazendo o último grande filme em celuloide que faria.“
E, de fato, sua preocupação faz sentido: hoje são poucos os diretores que ainda trabalham com rolos de película. Apesar de muitos cinéfilos adorarem a estética e a textura do celuloide, filmar assim é muito mais complexo e caro do que a gravação digital.
Conheça o enredo de A Odisseia
Uma das histórias mais antigas da literatura ocidental ganha uma nova adaptação cinematográfica. A Odisseia é um poema épico atribuído a Homero que acompanha as aventuras do herói grego Odisseu (Matt Damon) em sua volta para casa após a Guerra de Troia.
O guerreiro enfrenta criaturas míticas e deuses em sua jornada épica de retorno onde sua esposa Penélope (Anne Hathaway) o aguarda. O rei de Ítaca descreve sua trajetória esbarrando com seres como o Ciclope Polifemo, as sereias e a feiticeira/deusa Circe.
Em breve poderemos acompanhar Matt Damon nessa que ele considera sua última grande aventura no cinema analógico: A Odisseia estreia em 16 de julho de 2026.
Fonte: Filmes e Séries


