Se você é fã de ficção científica e nunca ouviu falar ou não assistiu a Minority Report, de Steven Spielberg, saiba que está perdendo uma grande obra-prima.
Steven Spielberg dirigiu diversas obras-primas da ficção científica ao longo de sua carreira. Entre elas, filmes como E.T. – O Extraterrestre, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Minority Report – A Nova Lei. Este último, em específico, é um longa esquecido injustamente pelo público. Com um elenco extraordinário, Minority Report é um marco para o gênero e você pode conferi-lo na Paramount+.
O clássico da ficção científica Minority Report apresenta uma visão assustadora do futuro
Paramount+
Minority Report – A Nova Lei se passa em Washington durante o ano de 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá.
Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou.
O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas.
A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um “relatório menor”, uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
Ficção científica misturado com ação? Temos!
Além da trama envolvente, que Spielberg enriquece repetidamente com sequências de ação, o que impressiona particularmente em Minority Report é sua visão fria do futuro. O diretor retrata um mundo não tão distante do nosso quanto um lugar distópico.
Algumas ideias, como outdoors personalizados que exibem anúncios com base em interesses individuais, são mais reais do que nunca desde a publicação de Minority Report – A Nova Lei em 2002.
Fonte: Filmes e Séries


