O ator sofreu com a falta de oportunidades na TV e precisou se reinventar, apostando no empreendedorismo nas ruas do Rio de Janeiro.
Lançada há mais de 30 anos na TV Globo, Malhação contou com 27 temporadas, reunindo histórias que marcaram gerações e revelaram inúmeros artistas da televisão. No entanto, nem todos seguiram o caminho do sucesso na teledramaturgia. Alguns acabaram desaparecendo dos holofotes e escolheram rumos completamente diferentes da carreira artística.
Esse é o caso de Daniel Erthal. Talvez o nome não seja imediatamente familiar, mas ele interpretou Léo, um dos galãs de Malhação em 2005. O personagem lhe deu grande visibilidade e abriu portas para participações em outras novelas de sucesso. Com o tempo, porém, as oportunidades começaram a diminuir, e o ator precisou se reinventar para pagar as contas.
Pelas ruas do Rio de Janeiro
O interesse de Daniel Erthal pelo teatro começou cedo, aos 11 anos de idade, mas foi apenas em 2004, aos 22 anos, que ele conseguiu seu primeiro trabalho na TV. Sua estreia foi uma rápida participação na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro. Apesar da breve aparição, Daniel encarou a experiência como o primeiro passo de uma trajetória promissora.
No ano seguinte, integrou o elenco da 12ª temporada de Malhação e ganhou projeção nacional. O sucesso o levou a participar do Dança dos Famosos e a atuar no último capítulo de Belíssima em 2006. Depois disso, esteve na novela Eterna Magia (2007) e na minissérie Poeira em Alto-Mar (2008), marcando seu último trabalho fixo na Globo.
Instagram/TV Globo
Em 2009, o ator migrou para a Record, onde atuou em produções como Bela, a Feia (2009), Rebelde (2011), A Terra Prometida (2016) e Jezabel (2019). Paralelamente, também estrelou alguns filmes, sendo o mais recente Luccas e Gi em: Dinossauros (2024).
Na televisão, seu trabalho mais recente foi uma participação especial na novela Cara e Coragem (2022). Com a escassez de oportunidades e alguns baques financeiros, Daniel decidiu buscar caminhos no empreendedorismo, apostando no ramo de bebidas.
Em 2023, com os rendimentos da reprise de A Terra Prometida, Erthal investiu o dinheiro para montar seu próprio bar, o Ilha da Sede. No ano seguinte, ele viralizou nas redes sociais ao ser visto vendendo cervejas como ambulante pelas ruas do Rio de Janeiro. Na ocasião, recebeu críticas e julgamentos, mas também o carinho e o apoio de colegas e fãs.
Há 23 anos, ele brilhou em Malhação, mas foi seu primeiro e único trabalho na TV; Hoje, está irreconhecível e leva uma vida completamente diferente
Hoje, aos 43 anos, o ator segue no ramo e costuma aproveitar datas comemorativas, como Carnaval e Réveillon, para impulsionar as vendas nas praias cariocas.
“Com certeza estou bem mais estabilizado de quando eu só vivia como ator. Depois que eu saí da Record, eu fiquei solto, trabalhando por obra, então era um Deus nos acuda. Agora, de fato, estou muito mais seguro. Eu tenho meu público e basta eu trabalhar que as coisas vão continuar acontecendo”, afirmou Daniel em entrevista ao jornal O Globo.
Apesar de fazer sucesso com seu carrinho de bebidas, Daniel não esconde a vontade de voltar à atuação. “Adoraria fazer um teste para uma novela da TV Globo, uma série, alguma coisa. Mas de fato parece que as pessoas começam a olhar você como vendedor de cerveja e não mais como ator. Eu apresento um programa de sorteio na internet, á trabalho como apresentador e gostaria muito também de trabalhar como ator agora”, disse.
Fonte: Filmes e Séries


