Com carreiras repletas de sucessos, esses queridos atores da trama de Wilson Aguiar Filho jamais serão esquecidos.
A HBO Max trouxe de volta um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira aos holofotes. Dona Beja é uma releitura do fenômeno da extinta TV Manchete, Dona Beija (1986), e tem estreia marcada para 2 de fevereiro. Com um elenco repleto de grandes nomes e uma história tão cativante quanto sedutora, o lançamento fez com que o público voltasse a se interessar pela versão original.
O fato é que Dona Beija conquistou muitos fãs nos anos 80. Escrita por Wilson Aguiar Filho, com colaboração de Carlos Heitor Cony, a novela foi baseada nos romances de Thomas Othon Leonardos e Agripa Vasconcelos, que contavam a história real de Anna Jacinta.
Assim como o remake, a obra original tinha um elenco estrelado para contar a história dessa mulher livre e destemida, que foi brilhantemente interpretada por Maitê Proença.
No entanto, muita coisa mudou de lá para cá e, infelizmente, parte do elenco querido pelo público já nos deixou. A seguir, relembramos a trajetória e o legado dos atores que marcaram essa obra inesquecível.
Maria Fernanda
Memória Globo
Maria Fernanda é fruto do amor da poetisa Cecília Meireles e do pintor Fernando Correia Dias. A atriz participou de obras como E o Vento Levou (1956), Gabriela (1975) e Mania de Querer (1986). No entanto, ela também se destacou no cinema e no teatro, sendo considerada uma das grandes damas palco. Em Dona Beija, ela viveu Cecília Sampaio. A atriz faleceu aos 96 anos em 2022, vítima de uma pneumonia bacteriana.
Sérgio Britto

AgNews
O Padre Aranha em Dona Beija foi interpretado por Sérgio Britto. Considerado um dos maiores atores do país, ele participou de obras como Anjo Mau (1976), Paraíso (1982) e Pantanal (1990). Além disso, também trabalhava como roteirista e diretor. O artista faleceu em 2011, aos 88 anos, devido a problemas cardiorrespiratórios.
Abrahão Farc

O Coronel Paulo Sampaio foi vivido por Abrahão Farc, que tem um currículo repleto de sucessos como A Viagem (1975), Moinhos de Vento (1983) e Sete Pecados (2007). O ator passou por diversas emissoras e tinha presença forte no cinema. Ele faleceu em 2012, aos 75 anos, após sofrer uma queda em casa, que provocou um trauma na cabeça.
Castro Gonzaga

TV Globo
O eterno Coronel Francisco Botelho foi vivido por Castro Gonzaga, ator renomado que fez sucesso como radioator e ganhou notoriedade no cinema com os filmes Rio, 40 Graus e O Primo do Cangaceiro. Na TV, ele fez obras como Rainha da Sucata (1990) e A Próxima Vítima (1995). O artista faleceu em 2007, aos 89 anos, por falência de múltiplos órgãos.
Maria Isabel de Lizandra

TV Globo
Intérprete de Josefa Carneiro de Mendonça, Maria Isabel de Lizandra trabalhava com séries, novelas, filmes e peças teatrais. Talento puro! A atriz participou de obras como Mulheres de Areia (1973), Ti Ti Ti (1985) e Vale Tudo (1988). Ela faleceu em 2019, aos 72 anos, vítima de uma pneumonia.
Jonas Mello

José Carneiro de Mendonça foi vivido pelo ator e dublador Jonas Mello. Em seu currículo estão diversas produções famosas como Barriga de Aluguel (1990) e O Astro (2011). O artista faleceu e 2020, aos 83 anos.
Marilu Bueno

TV Globo
Augusta Costa Pinto foi interpretada por Marilu Bueno. A atriz e produtora ficou marcada por papéis em obras como A Gata Comeu (1985), Escolinha do Professor Raimundo (1990) e Quatro por Quatro (1994). A artista faleceu em 2022, aos 82 anos, após complicações no pós-operatório de uma cirurgia no abdômen.
Lafayette Galvão

TV Globo
Layette Galvão viveu o Juiz Alfredo Costa Pinto em Dona Beija. O ator tem um currículo extenso com novelas de sucesso como Sinhazinha Flô (1977), em que também trabalhou como roteirista, e Terra Nostra (1999). Em seus últimos anos de vida, ele passou a morar no Retiro dos Artistas e morreu em 2019, vítima de complicações de uma sépsis pulmonar.
Sérgio Mamberti

TV Globo
Sérgio Mamberti viveu o Coronel Elias Felizardo e é considerado um dos maiores dramaturgos do Brasil. Multitalentos, ele era ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e político. Mamberti participou de obras como As Pupilas do Senhor Reitor (1970) e Anjo Mau (1997). O ator morreu em 2021, aos 82 anos, após sofrer falência múltipla dos órgãos.
Isaac Bardavid

Quem deu vida ao Delegado Belegard Nunes foi Isaac Bardavid. Além de novelas icônicas, o artista é conhecido por ter dublado grandes personagens como Wolverine, Freddy Krueger e Esqueleto (He-Man). Ele faleceu aos 90 anos, em 2022, após complicações de enfisema pulmonar.
Léa Garcia

Memória Globo
A Flaviana de Dona Beija foi vivida pela atriz Léa Garcia. Conhecida internacionalmente e indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro, a artista tem um currículo recheado de grandes produções. Ela faleceu em 2023, aos 90 anos.
Elisa Fernandes

A Lili da novela foi interpretada por Elisa Fernandes. A atriz firmou carreira no cinema e na TV com produções como Meu Pé de Laranja Lima (1970) e Escrava Isaura (1976). Ela faleceu muito jovem, aos 42 anos, em 1993, vítima de um câncer de mama.
Roberto Orozco

Afonso de Assunção foi interpretado por Roberto Orozco. O ator é conhecido por papéis em obras como Vila Sésamo (1972) e Sítio do Picapau Amarelo (1967), em que fez o memorável Visconde de Sabugosa. Ele morreu aos 49 anos, em 1989, vítima de um linfoma.
Fonte: Filmes e Séries


