PUBLICIDADE

“Foi uma enorme humilhação”: Ben Affleck ainda se lembra de ter sido ignorado no Oscar há 13 anos – Notícias de cinema


Em 2013, Argo ganhou o Oscar de Melhor Filme, mas o diretor Ben Affleck sequer foi indicado. A decepção com isso persiste até hoje.

Ano após ano, o Oscar não se resume apenas aos grandes vencedores, mas também aos decepcionados, aos ignorados, aos injustiçados. Este ano, enquanto houve muita discussão sobre o recorde estabelecido por Pecadores com suas 16 indicações ao Oscar, pelo menos o mesmo número de cinéfilos expressou sua frustração com o fato de o thriller de Park Chan-wook, A Única Saída, ter sido ignorado pela Academia.

A cerimônia do Oscar de 2013 foi dominada por Ben Affleck – para o bem ou para o mal. Por um lado, seu thriller político Argo, o terceiro trabalho de direção do astro de Dinheiro Suspeito, emergiu como o grande vencedor, levando para casa o prêmio de Melhor Filme. Por outro lado, Affleck – algo bastante incomum para um vencedor de Melhor Filme – sequer foi indicado a Melhor Diretor!

E isso apesar de já ter conquistado inúmeros prêmios por sua atuação – no Globo de Ouro, ele não só foi indicado, como acabou vencendo estrelas consagradas como Quentin Tarantino, Steven Spielberg, Ang Lee e Kathryn Bigelow.

Warner Bros. Pictures

Praticamente todos consideravam certo que Affleck levaria todos os Oscars. O fato de isso não ter acontecido não deixou o vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original (Gênio Indomável) indiferente. Recentemente, o ator de 53 anos falou abertamente sobre sua decepção durante uma participação no programa Jimmy Kimmel Live!.

“[…] Foi terrível porque todo mundo dizia: ‘Você vai ser indicado, você vai ser indicado para Melhor Diretor!’ E aí eu acordo naquela manhã… Embora essa experiência não tenha sido necessariamente diferente de todas as outras manhãs em que eu também não fui indicado para Melhor Diretor, de repente se tornou uma enorme humilhação. Eu acordei e as pessoas estavam dizendo: ‘Você não foi indicado!’”

Ben Affleck também sente pena de Leonardo DiCaprio

Essa anedota lembrou Kimmel da recente derrota de Leonardo DiCaprio no Critics’ Choice Awards, mesmo que Uma Batalha Após a Outra tenha levado todos os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado (Timothée Chalamet ganhou por Marty Supreme). “Pensei: ‘Meu Deus, existem mil lugares melhores onde ele poderia estar agora'”, comentou Affleck sobre sua reação à derrota do colega.

O filme ganha o prêmio de Melhor Filme. O diretor, Paul Thomas Anderson, ganha o prêmio de Melhor Diretor — e então ele mesmo não ganha. E eu penso comigo mesmo, ele deve estar incrivelmente irritado porque foi levado de helicóptero de algum lugar — provavelmente de um iate — só para não ganhar. Ele veio para perder.

É fácil imaginar coisas piores do que estar na pele de uma estrela multimilionária de Hollywood que precisa interromper brevemente suas férias em um iate para uma cerimônia de premiação – especialmente porque DiCaprio já ganhou um Oscar há 10 anos por O Regresso e certamente não pode reclamar da falta de reconhecimento. Mas a decepção de ser ignorado pela Academia ainda persiste para Affleck, pelo menos 13 anos depois.

Foi assim que Ben Affleck se sentiu após a derrota

“Essa é provavelmente a pior situação possível em uma cerimônia de premiação”, disse o apresentador Jimmy Kimmel ao ator de O Contador. “Acho que você está até subestimando a situação. Porque ‘Argo’ não só foi indicado a Melhor Filme, como ganhou. Você estrelou e dirigiu o filme, e não foi indicado em nenhuma das duas categorias – é como se o filme tivesse se dirigido sozinho.”

Affleck concorda com a avaliação de Kimmel: “Foi exatamente assim que me senti. O dia em que fui ignorado, o que de repente se transformou em um evento negativo e terrível, foi quando tive que ir ao Critics’ Choice Awards. Lembro-me de chegar lá e ver um tapete vermelho com, sei lá, 500 pessoas desesperadas para falar comigo – e cada uma delas dizia: ‘Oi! Então, sobre não ter sido indicado…'”

“Qual o sentido de dizer isso? ‘É uma droga!’ No fim das contas, eu ganhei o Critics’ Choice Award. Honestamente, foi constrangedor. Eu não era quem ficava dizendo ‘Com certeza vou ser indicado!’. É esse ritual de ter que explicar por que você não foi indicado. Eu nunca disse que isso ia acontecer.”

Affleck nunca teve outra chance. Desde então, dirigiu mais dois filmes: o thriller de gângsteres A Lei da Noite e o drama empresarial Air – nenhum dos quais recebeu indicação ao Oscar. Seu próximo longa-metragem como diretor, o thriller Animals, está atualmente em produção – estamos torcendo para que seja um sucesso!



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE