PUBLICIDADE

“Foi assim que tudo começou”: Há 28 anos, Keanu Reeves não sabia nada sobre esses dois clássicos da ficção científica antes de virar o herói de Matrix – Notícias de cinema


Antes de se tornar Neo, Keanu Reeves foi “obrigado” a assistir a dois animes cult que influenciaram Matrix e dos quais ele acabou gostando tanto ao ponto de fazer seu próprio anime.

A trajetória bem-sucedida de Keanu Reeves em Hollywood comprova a popularidade duradoura de seus filmes. O ator vive atualmente um novo auge graças à franquia John Wick, que continua fazendo sucesso, especialmente com o spin-off Ballerina. Mas o filme que o tornou famoso mundialmente e um ícone atemporal continua sendo Matrix, uma das produções de ficção científica mais icônicas da história.

Porém, algo curioso veio à tona: antes de começar as filmagens da trilogia, Reeves teve que assistir a dois animes cult. Na San Diego Comic-Con de 2022 (via Collider), o ator contou como descobriu o mundo dos animes e revelou que Lana e Lilly Wachowski “obrigaram” ele a assistir a Akira e Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro antes de dar seus primeiros passos como Neo.

Eu via animes no canal 79 e nem sabia direito o que era”, disse ele. “Aí, quando trabalhei com as Wachowskis em Matrix, elas me falaram: ‘Você precisa ver isso aqui!’. Eram Akira e Ghost in the Shell. Foi assim que tudo começou.”

As irmãs Wachowski tinham, claro, um motivo muito específico para essa “lição de casa”.

Dois animes que moldaram o universo Matrix

TMS Entertainment

Akira é frequentemente apontado como o filme que popularizou o anime nos Estados Unidos e inspirou uma infinidade de obras. Se você já assistiu a qualquer filme de ação, ficção científica ou animação, provavelmente já esbarrou em alguma referência ao famoso “deslizamento de Akira”. Não é surpresa, então, que Matrix preste homenagem a esse universo em vários níveis.

A estética cyberpunk do filme lembra a paisagem desolada de Neo-Tóquio em Akira, e John Gaeta, supervisor de efeitos visuais de Matrix, citou o anime como uma grande influência para as célebres cenas de “bullet time”, em que a ação desacelera e acelera.

Mas a influência mais marcante de Akira em Matrix está nos poderes psíquicos de Neo. Akira apresenta vários personagens com habilidades similares, incluindo Kaneda (voz de Johnny Yong Bosch na dublagem em inglês). A diferença é que, enquanto Neo usa seus poderes para combater as forças da Matrix, as habilidades de Kaneda o levam gradualmente à loucura.

Acabou o mistério! Isto é o que está por trás do código dos filmes de Matrix

Já o impacto de Ghost in the Shell é ainda mais profundo. Um dos conceitos centrais de Matrix é a transferência da consciência para uma realidade virtual. Ghost in the Shell explora algo parecido: a “cyberização”, que consiste em substituir partes do corpo por componentes robóticos.

A protagonista Major Motoko Kusanagi possui um corpo quase totalmente cibernético, o que a leva a questionar sua própria existência. Um paralelo claro aparece em Matrix, quando Morpheus (Laurence Fishburne) oferece a Neo a escolha entre a pílula vermelha – que revela a verdade sobre a Matrix – e a azul – que o mantém na ignorância.

Além disso, Ghost in the Shell inspirou Matrix no uso do código verde brilhante, símbolo da fusão entre tecnologia e consciência. O produtor Joel Silver admitiu essa influência em um documentário sobre os bastidores: “Nós realmente queríamos fazer algo nesse estilo”.

Keanu Reeves e o anime: de espectador a criador

Boom! Studios

Apesar de não se declarar um superfã de anime, Keanu Reeves acabou inspirando – e criando – um projeto de animação que está em desenvolvimento. Em 2021, ele lançou BRZRKR, uma série em quadrinhos publicada pela BOOM! Studios, criada em parceria com Matt Kindt e Ron Garney. A história segue Unute, também chamado de “B”, um guerreiro imortal que realiza missões secretas enquanto busca uma forma de recuperar sua mortalidade.

Pouco depois do lançamento, foi anunciada uma adaptação: um filme e uma série animada da Netflix, com Reeves atuando e produzindo. Enquanto o filme cobrirá o arco principal da HQ, a série animada vai se aprofundar nos 80 mil anos de história do personagem. A produção já começou, com roteiro de Mattson Tomlin (co-roteirista de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio).

Agora é esperar para ver se o projeto vai beber em outras referências da animação japonesa, assim como Matrix fez, ou se será a chance de Keanu explorar o universo anime de um jeito totalmente novo.

A franquia Matrix está disponível na HBO Max, já Akira está na Netflix. Ghost in the Shell pode ser encontrado em streaming em plataformas como Netflix, MUBI e Prime Video.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE