PUBLICIDADE

Este é um daqueles filmes de aventura que a gente nunca esquece, estrelado por Robert Pattinson e Tom Holland – Notícias de cinema


Lançado com grande ambição, mas que acabou passando um pouco despercebido, Z – A Cidade Perdida tem aquele espírito clássico típico do diretor James Gray e vale muito a pena revisitar.

É um filme de aventura completamente fora do convencional, sereno e incrivelmente clássico. Bem diferente das grandes epopeias ou da ação espetacular, é uma obra singular que merecia bem mais atenção do que recebeu na época. Está na hora de dar a Z – A Cidade Perdida uma nova chance.

Esta é uma das produções mais ambiciosas de James Gray. Após o recente Armageddon Time, o diretor reinterpreta clássicas odisseias na selva através de sua visão cinematográfica única. O resultado é um filme caprichoso e muito especial, com um elenco deslumbrante que inclui Charlie Hunnam, Sienna Miller, Tom Holland e Robert Pattinson.

O enredo de Z – A Cidade Perdida

Amazon Studios

Charlie Hunnam interpreta o protagonista, um explorador britânico e geógrafo apaixonado do início do século XX. Ele é enviado à selva boliviana para demarcar a fronteira do país com o Brasil e, de quebra, ajudar o governo britânico a proteger seus interesses comerciais na exploração de recursos locais. Como cartógrafo, Percy Fawcett embarca em uma longa e perigosa jornada por territórios inexplorados da Amazônia.

Acompanhado por homens de confiança, ele também se lança em uma busca pessoal por uma cidade envolta em lendas, que ele acredita ser real: uma cidade perdida, supostamente construída em ouro, conhecida apenas como Z. Nessa empreitada, Fawcett tentará ter sucesso onde tantos outros falharam.

Um novo desafio para James Gray

Amazon Studios

James Gray, que antes deste filme havia se dedicado a dramas de vários tipos, nunca tinha se aventurado em um projeto tão complexo e ambicioso. Ele conseguiu realizar um daqueles filmes que provavelmente ninguém mais faria. Mesmo partindo de premissas que podem dar uma ideia do que esperar, Z – A Cidade Perdida desmonta qualquer expectativa previsível, se desenrolando de uma maneira completamente única.

Sua convicção em um ritmo cadenciado, em uma atmosfera melancólica e em desconstruir os mitos heroicos que cercam aventureiros em situações quase suicidas faz deste filme algo completamente diferente. Claramente, não é para todos os públicos, mas é notável e expande as possibilidades de um tipo de cinema que geralmente prefere o conforto e o choque em vez da reflexão e da surpresa.

A extrema curiosidade que permeia a narrativa confere um carisma especial à história, criando uma experiência emocional verdadeiramente notável – mérito também dos atores, que entregam performances excelentes.

Para os leitores do AdoroCinema, o filme parece ser uma pedida certa, com uma avaliação de 3,5 de cinco estrelas! Atualmente, ele está disponível para aluguel ou compra no Prime Video.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE