Em vez de um suspense puro, você pode esperar deste indicado ao Oscar um drama intenso e inteligentemente construído, com diálogos afiados.
Os filmes alemães costumam ser raros no Oscar — a menos que Sandra Hüller esteja neles. Ela atuou em Toni Erdmann em 2016, filme que foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, e novamente em 2023 na mesma categoria por Zona de Interesse. Ela também foi indicada a Melhor Atriz por Anatomia de uma Queda. O drama jurídico de Justine Triet, no qual verdade, percepção e culpa se confundem, está disponível no Prime Video.
Em busca da verdade
Prime Video
Anatomia de uma Queda conta a história de um homem que é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma “morte suspeita”: é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado.
A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho, pois o menino é a única testemunha do acontecido. Com estreia mundial no Festival de Cannes 2023 e Festival Varilux de Cinema Francês no Brasil, o longa venceu o prêmio Palma de Ouro.
Sandra Hüller foi merecidamente indicada ao Oscar por seu papel no thriller
O fato de Hüller ter sido indicada ao cobiçado prêmio de cinema ao lado de estrelas como Emma Stone (Pobres Criaturas), Lily Gladstone (Assassino da Lua das Flores), Carey Mulligan (Maestro) e Annette Bening (Nyad) não é coincidência. Ela carrega o filme nas costas e imbuí sua personagem com tamanha ambivalência que, embora você se aproxime dela, nunca consegue compreendê-la completamente.
É exatamente isso que torna Anatomia de um Queda tão envolvente. Para um drama de tribunal com uma personagem supostamente acusada injustamente, Hüller nos oferece surpreendentemente pouca emoção.
Em vez disso, ela entrega diálogos afiados como uma navalha, que muitas vezes a levam a se contradizer. Seu jeito frio, frequentemente arrogante, não lhe garante nenhuma simpatia, mas isso também a torna culpada?
A ambivalência da personagem também leva os espectadores a hesitar na busca pela verdade e os força a questionar constantemente suas próprias convicções. Mas não é apenas o tribunal que busca a verdade: o filho quase cego, Daniel (Milo Machado-Graner), também luta com dúvidas sobre sua lealdade filial. Assim, a atmosfera sóbria do tribunal é habilmente entrelaçada com um drama familiar humano.
Hüller nos guia por este filme magistral de 150 minutos, que é calmo, mas de forma alguma entediante. Anatomia de um Queda é um thriller inteligente que estimula o pensamento crítico. Como espectador, você se pega refletindo sobre a rapidez com que tiramos conclusões precipitadas e sobre a fragilidade da verdade.
Fonte: Filmes e Séries


