PUBLICIDADE

Esta ficção científica deu aula sobre gastar pouco e ganhar muito: Uma joia disponível no streaming – Notícias de cinema


Produzido pelo diretor de O Senhor dos Anéis com apenas 30 milhões de dólars, filme recebeu 4 indicações ao Oscar.

Tornou-se comum acompanhar o andamento das bilheterias de grandes produções, principalmente quando existe um valor mínimo para tais projetos se pagarem antes de começarem a gerar lucros. Essa prática vem crescendo ao longo dos últimos anos, o que nos revela que, enquanto alguns estúdios investem mais de 200 milhões de dólares em filmes que não dão retorno, existem casos excepcionais que dão aula sobre gastar pouco e ganhar muito.

Normalmente, quando pensamos neste tipo de caso, de um orçamento baixo para uma bilheteria estrondosa, pensamos em filmes de terror. É comum que isso aconteça. Longas como A Bruxa de Blair (orçamento de 60 mil dólares e retorno de 248 milhões), Atividade Paranormal (15 mil dólares para 193 milhões), Jogos Mortais (1,2 milhão de dólares para 103 milhões) e Corra! (4,5 milhões para 255 milhões) são alguns exemplos clássicos disso. No entanto, quando uma produtora consegue levar uma ficção científica para este parâmetro, este projeto torna-se um marco.

Distrito 9, um caso financeiro de sucesso com apoio do diretor de O Senhor dos Anéis

TriStar Pictures

Lançado em 2009, Distrito 9 tem uma premissa interessante com poucos recursos. Com a nota 4 de 5 na crítica do AdoroCinema, o filme de ficção científica é descrito como “muito criativo, que recicla situações históricas sob um novo contexto de forma a usar o entretenimento para fazer com que o público pense”.

O projeto é inspirado no curta Alive in Jorburg (2005), escrito e dirigido por Neill Blomkamp. O diretor e roteirista se inspirou em sua infância na África do Sul durante o período do apartheid. No entanto, antes de ganhar forma, houve um contratempo: o cineasta estava escalado para dirigir uma adaptação cinematográfica de Halo, com produção de Peter Jackson, mas o projeto não foi para frente por falta de financiamento.

Stranger Things já tem data para voltar: Netflix libera trailer da nova série de ficção científica do streaming

Assim, o diretor de O Senhor dos Anéis e o realizador estreante em longas-metragens decidiram transformar o curta em um longa-metragem. O investimento de Peter, com 30 milhões de dólares, foi o suficiente para a construção do filme. Por ser um valor baixo para o gênero, o projeto foi reconhecido justamente por conseguir desenvolver a história com poucos recursos.

O resultado, além de conquistar 210 milhões de dólares em bilheteria, foram 4 indicações ao Oscar 2010: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição.

Qual é a história de Distrito 9?

TriStar Pictures

Na trama, uma gigantesca nave espacial pairou na capital da África do Sul, sobre Johanesburgo, no final dos anos 1990, Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo.

Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extraterrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extraterrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extraterrestre Christopher para escapar.

Um dos maiores clássicos da ficção científica retorna este ano com tudo: aqui está uma prévia do novo anime de Ghost in the Shell

Distrito 9 pode ser visto nos catálogos da HBO Max e Prime Video.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE