PUBLICIDADE

Emicida lança álbum em homenagem ao Racionais MCs


Emicida está de volta! Nesta quinta-feira (11), o rapper lançou o álbum “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores“.

VEJA TAMBÉM


O projeto de canções inéditas chega seis anos após o sucesso de seu último lançamento, marcando um retorno focado em homenagear a obra do grupo Racionais MCs, mais especificamente “Cores & Valores“, álbum de 2014 dos Racionais.

Para o artista, a homenagem é uma missão. Emicida afirma que, assim como o rapper Mano Brown disse ter sido salvo pelo grupo Public Enemy, foi o Racionais quem salvou sua vida.

O artista usou a auto-categorização do escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984) para enquadrar sua trajetória, dividida em três fases.

Emicida definiu sua fase estética como a época dos freestyles, mixtapes e sua formação em design. Os discos “AmarElo” (2019), “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui” (2013) e “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” (2015) marcaram sua fase metafísica.

O rapper considera estar entrando agora na terceira e última fase: a “histórica”. Ele a define como o momento em que se compreende como “a parte mais recente de grandes movimentos imaginativos produzidos por nóiz enquanto povo ao longo de toda a história desse pedaço de chão que hoje chamamos de Brasil”.

O álbum contém dez faixas conectadas pela convicção na palavra. A produção musical teve direção geral, direção musical e direção artística de Emicida, com produção adicional de Damien Seth e Fejuca.

O álbum foi gestado em um período focado na vida doméstica, sendo que os sons da natureza e do cotidiano, presente ao longo das faixas. O projeto inclui as vozes de sua mãe, Dona Jacira, que faleceu em julho deste ano, e de suas filhas, Estela e Teresa.

O disco se despede da ideia de que é preciso revisitar traumas de escassez e sofrimento para criar música. Em uma das faixas, Emicida usa a frase “melhor ser um guerreiro no jardim do que um jardineiro na guerra”.

O lançamento é acompanhado pelo clipe em animação de “Quanto vale o show memo?”.

As participações de Rashid e Projota na faixa “A mema praça” remetem a 2007, quando os três jovens e parceiros de batalhas de rima, assistiram ao show do Racionais na Praça da Sé – que terminou em confronto do público com a PM.

Veja a tracklist de “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores”

  1. “Bom dia né gente? (ou saudade em modo maior)”

  2. “Mesmas Cores & Mesmos Valores”

  3. “O que nóiz faz com essa dor?”

  4. “Finado Neguim memo?”

  5. “A coisa mais esperançosa e mais dilacerante são a mesma”

  6. “A mema praça”

  7. “Quanto vale o show memo?”

  8. “Compreender tudo, é perdoar tudo”

  9. “Us memo preto zica”

  10. “(outro) A próxima mensagem que você precisa está exatamente onde você está agora”





Taylor Swift

Leia mais

PUBLICIDADE