PUBLICIDADE

“É um filme muito ruim”: O fracasso dos anos 80 que Tom Hanks preferia nunca ter feito – Notícias de cinema


Há 41 anos, Tom Hanks estrelou uma refilmagem de uma comédia francesa de sucesso – e foi um fracasso total. Anos depois, o próprio ator admitiu o fiasco.

Mais de três décadas atrás, Tom Hanks alcançou um feito histórico: tornou-se apenas o segundo ator, após Spencer Tracy, a ganhar o Oscar de Melhor Ator por dois anos consecutivos – em 1994 por Filadélfia e em 1995 por Forrest Gump.

Desde então, ele não só se consolidou como uma das estrelas mais populares de Hollywood, carinhosamente apelidado de “Papai da América” por seu carisma afável, como também se tornou um renomado ator de personagens icônicos.

Aos 69 anos, Hanks já entregou performances marcantes em filmes variados, como o épico de guerra O Resgate do Soldado Ryan, o drama de sobrevivência Náufrago e o suspense Estrada para Perdição.

Em 1985, Tom Hanks estrelou uma comédia que foi um fracasso

20th Century Fox

Mas nem sempre foi assim. Antes de seu triunfo nos Oscars, Hanks era conhecido principalmente por papéis cômicos. Ele alavancou a carreira nos anos 80 com sucessos como Splash – Uma Sereia em Minha Vida, Um Dia a Casa Cai, Quero Ser Grande e Uma Dupla Quase Perfeita. No entanto, nem toda comédia daquela época vingou e uma delas, em especial, deixou marcas: O Homem do Sapato Vermelho.

Lançado em 1985, o filme era uma readaptação da paródia francesa de espionagem Le Grand Blond avec une chaussure noire (estrelada por Pierre Richard). Na trama, Hanks vive Richard Harlan Drew, um homem comum que vira alvo da CIA após ser confundido com um espião. Dirigido por Stan Dragoti, o longa não convenceu crítica nem público: com apenas US$ 8,6 milhões de bilheteria, mal recuperou metade do orçamento. O influente crítico Roger Ebert, por exemplo, o chamou de “fracasso” e “sem graça”.

“É um filme muito ruim”

O próprio Hanks não poupou críticas. Em entrevista à revista Playboy, o ator – que na época ainda consolidava sua carreira – foi direto: “É um filme muito ruim. Não tem um foco claro. Não é realmente sobre nada, você não consegue acompanhar muita coisa. E não deu lucro nenhum.”

Hoje, O Homem do Sapato Vermelho caiu praticamente no esquecimento. Seu único lançamento em DVD, de 2004, está fora de catálogo há anos, e o filme não está disponível nas principais plataformas de streaming.

Parece improvável, portanto, que seja redescoberto como um clássico cult tão cedo – ao menos para o alívio do seu protagonista.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE