PUBLICIDADE

Dona Beja: Compare os atores da versão original de 1986 com o elenco da releitura que acaba de chegar à HBO Max – Notícias Visto na Web


A adaptação moderna da obra da Rede Manchete traz um elenco majoritariamente preto e novas nuances para a história; conheça os personagens.

Você sabia que a nova novela nacional da HBO Max, Dona Beja (2026), é a releitura de um clássico? A trama é uma versão atualizada de Dona Beija, produção de grande sucesso exibida em 1986 pela extinta Rede Manchete e escrita por Wilson Aguiar Filho.

Agora, na adaptação para o streaming, assinada por António Barreira e Daniel Berlinsky, a história de Ana Jacinta de São José, a Beja, ganha uma abordagem mais contemporânea. Embora retrate acontecimentos do século XIX, a narrativa diz muito sobre o Brasil atual.

Entre as mudanças mais perceptíveis, está a escalação de atores majoritariamente pretos, algo bem diferente da primeira versão. Ficou curioso para descobrir quem estava no elenco original? O AdoroCinema mostra abaixo a comparação entre a obra da década de 1980 e a releitura!

Dona Beija/Dona Beja

TV Manchete/HBO Max

A grande estrela da novela de 1986 foi Maitê Proença, que encantou a todos com sua marcante interpretação da mulher que ousou desafiar os padrões morais e sociais de sua época em Araxá. Na nova produção, Dona Beja ganha vida na pele de Grazi Massafera.

Dona Beja: Grazi Massafera revela sua maior inspiração e o que pensa da versão de Maitê Proença: “Vive no Imaginário” (Entrevista)

Antônio Sampaio

SBT/HBO Max

O ex-noivo e grande amor de Beja, que se casa com outra mulher após acreditar ter sido abandonado pela amada, foi interpretado por Gracindo Júnior na versão da Manchete. Já na nova versão, o personagem Antônio Sampaio ficou nas mãos de David Junior.

João Carneiro

TV Manchete/HBO Max

João Carneiro é o par romântico de Beja na segunda fase da novela e cria uma rixa intensa com Antônio Sampaio. O personagem foi originalmente vivido por Marcelo Picchi e agora ganha um novo tom na interpretação de André Luiz Miranda.

Ana Angélica Felizardo/Angélica Felizardo

TV Manchete/Instagram

Aqui está a primeira (e singela) mudança de nome. Originalmente, a antagonista se chamava Ana Angélica Felizardo, e foi vivida por Bia Seidl. Já em 2026, ela deixa de ter nome composto e passa a se chamar apenas Angélica, interpretada por Bianca Bin.

Cecília Sampaio

TV Manchete/HBO Max

Cecília, a mãe de Antônio, foi interpretada por Maria Fernanda na primeira versão de Dona Beja. Já na releitura da HBO Max, quem dá vida à personagem é a atriz Deborah Evelyn.

Maria Sampaio

TV Manchete/HBO Max

Além de irmã de Antônio, Maria é a grande mente por trás de muitos acontecimentos na família Sampaio. Na versão original da década de 1980, a personagem foi vivida por Mayara Magri, enquanto na releitura o papel foi entregue para Indira Nascimento.

Candinha/Cândida da Serra

TV Manchete/HBO Max

Originalmente, Candinha, ou Cândida da Serra, uma das figuras femininas mais influentes da cidade mineira de Araxá, foi interpretada por Nina de Pádua. Agora, a forte personagem de Dona Beja ganha vida por meio do talento da atriz Erika Januza.

Severina

TV Manchete/HBO Max

A leal parceira de Dona Beja foi vivida por Julciléa Telles na novela exibida pela Manchete em 1986. Já na versão atualizada, Severina é interpretada por Pedro Fasanaro e se tornou uma mulher trans, com uma história ainda mais marcante, ampliando a diversidade.

Joaquim Inácio Silveira da Motta

Manchete/HBO Max

O ouvidor do rei e sequestrador de Beja foi interpretado por Carlos Alberto na primeira versão, enquanto na trama de 2026 Virgílio Castelo é quem vive o personagem.

Coronel Paulo Sampaio

Facebook

O patriarca da família Sampaio foi originalmente interpretado por Abrahão Farc. Agora, ele é vivido por Bukassa Kabengele.

Coronel Francisco Botelho

TV Globo/HBO Max

Na obra original, o Coronel Botelho ganhou vida na pele de Castro Gonzaga. Já na versão recente, ele é vivido por Werner Schünemann.

Josefa Carneiro de Mendonça

YouTube/HBO Max

A mãe de João, Josefa, foi interpretada por Maria Isabel de Lizandra na primeira versão de Dona Beja. Na releitura da HBO ela é vivida por Thalma de Freitas.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE