Em Celebridade, sucesso de Gilberto Braga, o embate entre as rivais foi um dos momentos de maior audiência da trama.
Celebridade (2003) é considerada uma das grandes novelas de Gilberto Braga. A trama acompanha a a rivalidade entre Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Cláudia Abreu), que rendeu inúmeras cenas marcantes. Porém, a mais significativa, sem dúvida, é a briga entre as duas no banheiro, em que a heroína de Malu dá uma surra na vilã invejosa. Apesar de muitos considerarem o momento catártico, a cena quase não aconteceu.
Celebridade: a surra que quase não saiu
Na história, Maria Clara Diniz é uma ex-modelo e bem-sucedida empresária, dona de uma produtora. Laura Prudente da Costa se aproxima dela dizendo ser uma grande fã e consegue um trabalho na empresa. Mas, na verdade, ela quer vingar seu pai e roubar tudo o que Maria Clara construiu – e consegue. A briga, então, marca o declínio de “Laura cachorrona”.
No livro Autores, Histórias das Teledramaturgia, do Projeto Memória Globo, Gilberto Braga declarou que Malu Mader e Cláudia Abreu, duas das atrizes de que o autor gostava de trabalhar e que ele sempre repetia em suas novelas, não queriam fazer a famosa cena:
“Para gravar, o Dennis [Carvalho, diretor geral] levou dez minutos. Mas para conseguir gravar, ele precisou discutir durante duas horas com a Malu e a Cláudia Abreu. A Malu não queria fazer a cena. Ela achava que prejudicaria a personagem, porque a Maria Clara não podia ser vingativa àquele ponto. Já a Cacau não queria só apanhar, achava que deveria bater também. Se a Laura batesse na Maria Clara, viraria comédia. (…) E a cena não era cômica, era melodramática.”
Reprodução/Globo
Pitacos no texto de Gilberto Braga
Segundo a biografia Gilberto Braga, o Balzac da Globo, dos jornalistas Artur Xexéo e Maurício Stycer, em certo momento Malu Mader passou a discordar dos textos de sua personagem, considerando-os “escritos sem gosto e repetitivos”. Com receio de alterar as falas por conta própria, como muitos atores faziam, ela decidiu consultar o autor previamente.
Gilberto e Malu já haviam trabalhado juntos várias vezes, e a intimidade que construíram fazia com que a atriz se sentisse à vontade para opinar sobre os rumos da história e até interferir no roteiro, inclusive por meio de ligações telefônicas com o próprio novelista.
A liberdade era tanta que Braga deu a ela a chance de escolher se interpretaria a mocinha ou a vilã. E, depois de tomar sua decisão, foi a própria Malu quem escolheu o nome da personagem, uma homenagem à dramaturga Maria Clara Machado e à atriz Leila Diniz.
“Muito chata, fala demais”: Há 32 anos, insulto de diretor deixou atriz sem palavras nos bastidores de minissérie da Globo
Em certa ocasião, os pitacos de Malu Mader causaram um climão com um parceiro de cena, que teria reclamado com a direção. “Ela chegava para gravar com Marcos Palmeira, entregava a nova versão da cena reescrita por ela e dizia: ‘A cena agora é essa. Decora aí’.”
Sobre a interferência na tão aguardada cena da briga, Malu negou que não queria gravá-la, mas admitiu questionar algumas escolhas pontuais, como registrado no livro de Stycer e Xexéo: “Fiz algumas considerações sobre a opção pelo Ibope, por meio da catarse da vingança, em detrimento do heroísmo da personagem.”
Por coincidência ou não, a relação profissional entre Gilberto Braga e Malu Mader terminou em Celebridade. O autor nunca mais escalou a atriz para outro papel, mas eles seguiram como bons amigos. Ele ainda escreveria mais três folhetins antes de sua morte, em 2021.
Briga foi recorde de audiência
A surra de Maria Clara em Laura, no banheiro de uma casa de shows, aconteceu no capítulo 169 de Celebridade, exibido em 26 de abril de 2004. A cena rendeu a maior audiência da novela até então (58 pontos de média na Grande São Paulo) e só foi superada na última semana da trama, quando se descobriu quem assassinou Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana).
Mesmo mais de 20 anos após o lançamento de Celebridade, a sequência de tapas ainda é bastante lembrada pelos fãs e serve de referência para outras tramas.
Fonte: Filmes e Séries


