Tempos de execução longos costumam assustar, especialmente no cinema. Agora, um épico premiado está incluído na assinatura de streaming e precisa ser visto com urgência. Cada minuto da longa duração vale a pena.
Sempre me pego adiando clássicos notórios. Seja por causa da duração ou pelo medo de que um filme não corresponda às expectativas. Brady Corbet criou um clássico moderno que vale cada minuto.
Seu épico atende pelo nome de O Brutalista e estreou nos cinemas brasileiros no início do ano passado. No Oscar, o drama levou para casa três prêmios de Melhor Ator Principal, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original. Se isso ainda não o convenceu, você definitivamente deveria continuar lendo.
Um épico entre o recomeço e a humilhação
O Brutalista é sobre o arquiteto judeu László Tóth (Adrien Brody). Após a Segunda Guerra Mundial, ele emigra para os EUA para construir uma nova vida. No entanto, a integração é mais difícil do que o esperado. Inicialmente, ele trabalha para seu primo, mas até lá é perseguido por humilhações.
Rapidamente, ele precisa encontrar um novo emprego e moradia e acaba como ajudante em uma obra. Um artigo de revista finalmente lhe abre a chance de mudar sua vida: projetar um centro cultural para o empresário Harrison Lee Van Buren (Guy Pearce). O megaprojeto deve consistir em uma biblioteca, um ginásio, um auditório e uma capela.
Proton Cinema
É difícil resumir a trama de O Brutalista por causa de sua narrativa peculiar. Muitos anos se passam desde sua chegada aos EUA, a vida com o primo, o início da construção, a chegada de sua esposa e filha até vários reveses do destino. Em vez de uma narrativa contínua, Brady Corbet nos mostra apenas momentos-chave centrais.
O Brutalista no streaming: Este épico magistral não é para ver de forma casual
A abordagem torna o filme único e desafiador. Como espectador, você precisa estar muito atento para entender tudo e contextualizar no tempo. Isso não se torna mais fácil com a duração de 215 minutos. No entanto, uma pausa foi incluída na metade do filme, onde você pode absorver o que foi visto. A pausa deixa claro o quão fundo você foi puxado para o mundo do filme. Ansioso pela segunda metade, eu tinha certeza: O Brutalista se encaixa facilmente entre os melhores filmes da década.

Proton Cinema
Vale a pena se envolver com essa força monumental. Por um lado, por causa das imagens maravilhosas. O Brutalista foi filmado em película analógica e usa cenários reais, o que captura as construções brutalistas de tirar o fôlego. Por outro lado, há Adrien Brody no papel principal, que coloca uma quantidade inacreditável de sofrimento e raiva em seu personagem. Ele merecidamente recebeu um Oscar por sua performance. É um dos papéis mais bem interpretados e escritos que vi em muito tempo.
A história de integração judaica certamente não é um entretenimento leve para a noite. Mas o filme a apresenta de forma muito menos melancólica do que parece à primeira vista. Brady Corbet aposta em um empolgante retrato de personagem com reviravoltas emocionantes. O Brutalista é um drama que ressoa por muito tempo, e quem dedicar seu tempo a ele descobrirá um dos melhores filmes dos últimos anos.
Atualmente, você pode assistir O Brutalista no Brasil por meio da assinatura do Prime Video.
Fonte: Filmes e Séries


