Embora o ator esteja na indústria desde a década de 1970, foi um filme de guerra do final da década de 80 que o tornou vencedor do Oscar e, consequentemente, uma superestrela.
Denzel Washington é um dos maiores atores de todos os tempos. Com filmes de ação impactantes sobre vingança, marcos do cinema, dramas comoventes e thrillers eletrizantes, a filmografia do astro é caracterizada por uma vasta gama de trabalhos de alta qualidade. No entanto, o grande sucesso de Washington veio com um filme histórico em 1989: por sua atuação marcante em Tempo de Glória, do diretor Edward Zwick, Washington recebeu o primeiro Oscar de sua carreira aos 35 anos (o segundo veio 12 anos depois por Dia de Treinamento) e imediatamente se tornou um dos atores mais requisitados de Hollywood.
É disto que se trata Tempo de Glória
Entre a população, e especialmente dentro do exército, existe uma crença generalizada de que os brancos são melhores soldados. O Exército da União dos estados do Norte também está longe de ter uma atitude liberal em relação à população negra. Nesse contexto, o ambicioso oficial da União, Robert Gould Shaw (Matthew Broderick), recebe a missão de formar o 54º Regimento de Infantaria com afro-americanos.
TriStar Pictures
Para Shaw, um defensor ferrenho da igualdade racial, a missão é uma honra. Mas ele primeiro precisa superar a resistência de seus companheiros soldados, já que o regimento foi concebido como uma unidade de trabalho. Apesar da oposição externa e interna, Shaw consegue liderar suas tropas para a batalha.
Poderoso em todos os sentidos
Embora Tempo de Glória tenha caído um tanto no esquecimento hoje em dia, vale muito a pena redescobrir o filme de guerra. Zwick, que mais tarde entregaria filmes como Lendas da Paixão, O Último Samurai e Diamante de Sangue, já demonstrava aqui seu talento para criar experiências visualmente deslumbrantes. Seu cenário da Guerra Civil Americana brilha com um design de produção impressionantemente elaborado, resultando em uma riqueza de imagens impactantes.
O verdadeiro destaque, no entanto, é a atuação. Washington é a sensação do filme. Uma cena em particular, na qual ele é açoitado por seus superiores e uma única lágrima escorre por sua bochecha, é profundamente comovente. Essa cena provavelmente desempenhou um papel decisivo em sua vitória no Oscar. Morgan Freeman também está incrivelmente forte como a sábia autoridade dentro do batalhão.
Se você ainda não assistiu a Tempo de Glória, deveria vê-lo imediatamente. O filme está na Netflix.
Fonte: Filmes e Séries


