
Kauan Basile é uma das promessas da base (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O atacante Kauan Basile assinou um contrato de formação com o Santos e fica no clube. O Menino da Vila chegou a receber uma proposta para ir ao Athletico-PR, mas após uma reunião do staff com a diretoria, acertou o novo vínculo. Marcelo Teixeira, presidente santista, compartilhou uma imagem ao lado dos pais de Kauan.
”A base do Santos é alicerçada sobre confiança, trabalho e família. Hoje, oficializamos o contrato de formação de Kauan Basile ao lado de seus pais. Formar atletas, fortalecer famílias e transformar vidas sempre foi uma prioridade em todas as nossas gestões”, publicou.
A relação entre as pessoas ao redor do garoto e o clube chegou a sofrer um desgaste. Primeiro, pelo rompimento do contrato de agenciamento com a NR Sports. Neymar Pai e a empresa pouco participaram e chegaram até a desdenhar de propostas que chegaram ao atleta. Com isso, ele agora é agenciado pelo banco BMG.
Como a empresa é parceria do Furacão, eles seriam a “ponte” para uma possível ida dele ao time paraense e eles até pagariam a multa. No último sábado (03), a família de Kauan estava no Paraná visitando alguns familiares e o Furacão os convidou para visitarem o CAT do Caju. Na visita, a família ficou impressionada com a estrutura e ‘balançou’ pela situação que Kauan vive no Santos.
Joia da base, o garoto de 13 anos assinou um acordo de licenciamento de imagem com o Peixe recentemente.


Kauan Basile ao lado do pai Andrezinho, o Neymar Pai e o presidente Marcelo Teixeira (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
Durante a reunião, os pais desabafaram sobre a situação e o Santos compreendeu, prometendo um cuidado especial com o atleta.
Antes de se apresentar para a temporada, Kauan ainda viaja para o Chile para a gravação de um comercial da Hyundai, que é uma das patrocinadoras da Copa do Mundo deste ano.
HISTÓRICO
Kauan Basile nasceu em 21 de junho de 2012. O garoto sempre esteve cercado de futebol já que é filho de Andrezinho, ex-jogador do Corinthians. O irmão mais velho, o meio-campista Lucas Yan – que está no Sub-20 do Santos e tem 18 anos – iniciou no São Paulo. Porém, o time de Cotia não estava ajudando o garoto com escola e o Peixe fez a proposta ao atleta ainda no Sub-12/13 com o auxilio escolar e ajuda de custo.
A família se mudou para a Baixada Santista e a mãe de Lucas e Kauan, pediu a diretoria do clube que fizesse uma avaliação com o Kauan – que tinha seis anos na época – para saber o nível do outro filho e já percebiam ‘algo diferente’. Não tinha a categoria Sub-7 na época e mesmo avaliado em uma categoria acima no futsal se destacou e está no clube até hoje.
Como ainda é um menino, ele atua mais por torneios extraoficiais e alguns dados ainda se perdem. Na DaniCup, que é uma competição não oficial bem tradicional, Kauan foi artilheiro em Salvador em 2022 em 26 gols e com 23 gols em 2023. Ainda no ano passado, em São José do Rio Preto também foi artilheiro com 17 gols anotados. Inclusive, é o maior artilheiro da história do Paulista Sub-11 com 26 gols.
A marca no estadual foi antigida em outubro do ano passado quando superou o Renyer, também do Santos, em 2014, e passando o também santista Rodrygo e Endrick, atualmente ambos no Real Madrid (Espanha), com 20 gols cada no campeonato da categoria. Em 2024, foi campeão pelo Sub-12 da Amazon Cup e do World Football Festival, disputada no Japão. Já em 2025, foi campeão da Alcans Cup.
Fonte: Placar


