PUBLICIDADE

Antes de O Agente Secreto, só um filme brasileiro conseguiu 4 indicações ao Oscar – e não é Ainda Estou Aqui – Notícias de cinema


O Agente Secreto foi indicado ao Oscar como Melhor Filme, Filme Internacional, Direção de Elenco e Ator para Wagner Moura.

O Agente Secreto conquistou quatro indicações no Oscar 2026, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura, mas outro filme brasileiro já havia alcançado esse número de indicações na premiação: Cidade de Deus (2002), dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund.

O Agente Secreto iguala recorde de indicações de Cidade de Deus no Oscar

Vitrine Filmes / Lumière

Assim como O Agente Secreto no Oscar 2026, Cidade de Deus recebeu quatro indicações no Oscar 2004, nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, mas não levou nenhum prêmio para casa.

O Beijo da Mulher Aranha (1985), uma coprodução de Brasil e Estados Unidos dirigida por Hector Babenco, foi outro que conseguiu quatro indicações no Oscar 1986.

Porém, o primeiro Oscar do Brasil veio somente em 2025 com Ainda Estou Aqui, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa de Walter Salles também havia sido indicado como Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Qual é a história de O Agente Secreto?

O Agente Secreto se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai de São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega no Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado pelo seus vizinhos, vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE