Sátira racial utiliza o body horror para fazer uma ilustrar a vida das pessoas não-brancas, especialmente em um ambiente escolar tóxico.
Muitos acreditam que um dos reais sintomas do legado de um filme está em abrir os caminhos para que histórias semelhantes sejam contadas. Quando vemos a ascensão de produções que emulam o conceito de algo que fez sucesso, assistimos de perto a cultura se moldando de maneiras que – podem ou não – ser muito interessantes. Seguindo os passos de Meninas Malvadas com A Substância, este novo filme tem potencial para ser um dos grandes marcos de 2026.
Meninas Malvadas e A Substância tiveram um filho: este é Slanted

Bleecker Street
Meninas Malvadas poderia ter sido completamente diferente: Lindsay Lohan quase assumiu outro papel no clássico filme teen
A trama acompanha Joan Huang, uma jovem sino-americana que idolatra as garotas populares e sonha em ser rainha do baile, mas teme que a única maneira de vencer seja se parecer com todas as rainhas do passado cujos retratos enfeitam os corredores de sua escola. É aí que entra a Ethnos: uma misteriosa clínica de cirurgia plástica que faz com que pessoas não brancas se pareçam brancas.
Joan se submete ao procedimento e acorda uma linda loira destinada à coroa, mas a que custo? Misturando sátira afiada, ficção científica e terror corporal, e estrelado por Shirley Chen, Mckenna Grace e Maitreyi Ramakrishnan, Slanted prova que a identidade nunca é apenas superficial.
Uma sátira racial adolescente
Apresentado no ano passado no Festival SXSW, o longa de estreia de Amy Wang é descrito pela mesma como uma sátira racial.
“Como imigrante, sempre tive consciência de que minha aparência era diferente. Na adolescência, tentando desesperadamente me encaixar, eu acordava me perguntando: ‘A vida não seria mais fácil se eu fosse branca?’ Slanted é uma exploração satírica da branquitude que desafia essa questão. Examina o preço da busca por aceitação e o que significa se abandonar nesse processo. Vale a pena perder a própria identidade por um sistema que nunca foi construído para te valorizar?”, disse ela à revista Seventeen.
Nem Demi Moore, nem Margaret Qualley: A série “continuação” de A Substância está arrasando na audiência e chegou a Top 1 no streaming
O longa conquistou o Prêmio do Júri na competição narrativa e deve chegar aos cinemas internacionais em 13 de março. Por enquanto, ainda não há previsão de estreia no Brasil.
Fonte: Filmes e Séries


