Repleto de explosões e com um elenco estelar, o espetáculo de ação Velozes & Furiosos 10 coloca a franquia de sucesso na reta final, apresenta um dos vilões mais memoráveis do ano e é a megalomania hollywoodiana em seu ápice.
A franquia Velozes & Furiosos atingiu um novo patamar em 2023: nunca antes a “família” centrada no fortão Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel, havia sido tão elaborada! Com um orçamento estimado em 340 milhões de dólares, Velozes & Furiosos 10 não é apenas o filme mais caro da série, mas também o mais caro daquele ano.
Além disso, o espetáculo repleto de ação dirigido por Louis Leterrier, diretor de Carga Explosiva 2, marca o início da reta final desta saga automobilística. Embora ainda falte algum tempo para o último filme chegar aos cinemas, você pode adoçar a espera com muita potência!
Em Velozes & Furiosos 10, Jason Momoa perde o controle
Universal Pictures
Anos atrás, quando Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe roubaram um cofre, ele causou, sem querer, profundas cicatrizes emocionais em Dante (Jason Momoa), que perdeu o pai implacável no processo. Agora, em busca de vingança, Dante planeja incriminar Toretto e todos os seus aliados como terroristas procurados mundialmente para, em seguida, eliminá-los de forma brutal. Felizmente, Toretto pode contar com antigos rivais como seu irmão Jakob (John Cena) e Deckard Shaw (Jason Statham), além de novos rostos — como a influente Tess (Brie Larson).
Entre os que retornam estão Charlize Theron, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Nathalie Emmanuel, Sung Kang, Helen Mirren e Jordana Brewster. As novas adições ao elenco incluem a atriz coadjuvante de O Esquadrão Suicida, Daniela Melchior, a lendária Rita Moreno e o astro de Reacher, Alan Ritchson.
Por que o mais caro da franquia?

Universal Pictures
Só os salários dos astros provavelmente consumiram uma parte significativa do orçamento, mas os custos exorbitantes de Velozes & Furiosos 10 tiveram outro motivo: algumas semanas após o início das filmagens, o diretor e co-roteirista Justin Lin abandonou o projeto devido a divergências criativas. Embora a busca por um substituto tenha começado imediatamente, cada dia de paralisação custou uma fortuna.
Quando Leterrier finalmente assumiu, ele reformulou o ato final do filme, o que aumentou ainda mais os gastos. Se valeu a pena é discutível — as críticas ao espetáculo de ação não foram exatamente elogiosas.
Confira a nossa avaliação do filme
Aqui no AdoroCinema, o filme conseguiu agradar aos dois lados, tanto à crítica quanto aos leitores, com uma avaliação média de 3,5 de cinco estrelas. Destacamos que “o filme reúne todas as características da franquia como a conhecemos atualmente, prometendo agradar os fãs e, obviamente, irritar quem não é chegado à saga.”
Mesmo que em alguns momentos o filme deixe a desejar, pelo menos Jason Momoa, astro de Aquaman, entrega uma atuação convincente e extremamente excêntrica! Cambaleando em roupas deslumbrantes, admirando o esmalte das unhas e proferindo as instruções ou ameaças mais desagradáveis com um sorriso travesso, ele é o pesadelo tornado realidade de um Dominic Toretto carrancudo e estoico.
Será que o próximo filme conseguirá superar isso? Atualmente, nos bastidores, cogita-se até trazer uma estrela internacional para turbinar ainda mais o poder estelar da franquia.
A franquia da família Toretto está disponivel na HBO Max, Prime Video, mas seus dois últimos filmes, apenas em aluguel ou compra, também na Prime.
Fonte: Filmes e Séries


