Antes de se tornar Delia Deetz em Beetlejuice, Catherine O’Hara quase recusou o convite para o filme de Tim Burton por um motivo inesperado, perdeu um encontro com o diretor e ainda assim foi escalada.
Catherine O’Hara construiu uma das performances mais lembradas de Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem, clássico dirigido por Tim Burton, ao dar vida à excêntrica artista Delia Deetz. A personagem, inicialmente vista como egocêntrica e distante, ganhou camadas ao longo do filme e se tornou uma das figuras mais marcantes da comédia lançada em 1988. O curioso é que a atriz quase ficou de fora do projeto por uma razão inusitada.
Em entrevista ao jornal The Globe and Mail, O’Hara revelou que pensou em recusar o papel logo no início porque não conseguia levar o título do filme a sério. Segundo ela, a associação imediata com o ator Ned Beatty a fez imaginar o personagem principal interpretado por ele, o que gerou dúvidas sobre o tom da produção. A hesitação quase foi suficiente para afastá-la do longa, apesar de não haver qualquer resistência pessoal ao ator.
O encontro que nunca aconteceu
Em 2024, ao falar à Parade Magazine, a atriz contou que foi convidada pelo produtor David Geffen para viajar de Toronto a Los Angeles e se reunir com Tim Burton. No entanto, o encontro nunca aconteceu. O’Hara acabou indo ao estúdio errado da Warner Bros. e perdeu completamente a chance de conhecer o diretor. Ainda assim, ela foi escolhida para o papel de Delia, sem teste formal e sem contato prévio com Burton.
“Eu morava em Toronto. Lembro que um cara chamado [produtor] David Geffen ficava me ligando sobre isso. (…) Então, aceitei o convite para encontrar Tim Burton — que eu não conhecia na época — e voei para Los Angeles e aluguei um carro. Finalmente, parei em um orelhão e liguei para o meu agente. Ele disse: “Não, você deveria estar na Warner Boulevard”. Então, finalmente cheguei lá, e havia um bilhete na porta dizendo: “Me desculpe. Não pude esperar mais. Tim Burton”. Mas consegui o papel. Então, ainda bem que nunca o conheci nem fiz teste para ele.”
O filme também marcou um ponto decisivo na vida pessoal da atriz. Foi durante as gravações de Beetlejuice que O’Hara conheceu Bo Welch, designer de produção do longa-metragem e futuro marido. Welch, inclusive, criou esculturas pensadas especificamente para a versão de Delia interpretada por ela, integrando ainda mais a atriz ao visual do filme.
Décadas depois, O’Hara retornou ao universo criado por Burton em Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, sequência lançada em 2024, que revisita Delia em uma nova fase da vida.
Fonte: Filmes e Séries


