Você nunca imaginaria, mas na verdade Stranger Things não existiria sem um filme de Denis Villeneuve de 2013. Além da nostalgia oitentista, Os Goonies e Dungeons & Dragons, os irmãos Duffer encontraram inspiração ali.
Atualmente, Denis Villeneuve é um dos diretores mais respeitados do mundo. No entanto, quando ele ganhou fama internacional, em 2013, o público mal tinha visto Incêndios, seu filme anterior, e Os Suspeitos se tornou um pequeno grande sucesso… apesar de que, originalmente, foi classificado com a categoria etária mais rigorosa: o NC-17, que proibia menores de entrar na sala, mesmo que estivessem acompanhados por um adulto. Depois de fazer alguns cortes, eles o deixaram em R (Restrito), e pelo menos pôde sobreviver.
Os Suspeitos de Stranger Things
O que Villeneuve não podia prever é que dois irmãos que queriam se dedicar ao mundo do cinema (sem sucesso) assistiriam ao seu filme e ficariam absolutamente cativados por ele. Tanto, que os Duffer pensaram: “Este filme não teria sido ainda melhor em 8 horas na HBO ou Netflix?”… e começaram a trabalhar em uma história que tinha em comum o garoto desaparecido, só que adicionaram um pequeno extra sobrenatural. Foi, efetivamente, Stranger Things.
“Pegamos essa ideia”
Conforme Ross Duffer confessou à Rolling Stone, “Pegamos essa ideia de uma criança perdida e a combinamos com outras sensibilidades infantis que temos. Sabe, podemos colocar um monstro que come pessoas?”. Afinal de contas, eles só tinham que resgatar uma ideia antiga que tiveram sobre monstros, coisas sobrenaturais e experimentos do governo, e misturá-la com Os Suspeitos. O resultado surpreendeu a eles mesmos, embora apenas a Netflix tenha confiado em seu talento: o resto dos estúdios passou totalmente. Suficiente para montar um sucesso estrondoso.
Madhouse Entertainment / Alcon Entertainment
Os Suspeitos, aliás, também rendeu a segunda indicação ao Oscar de Villeneuve (bem, especificamente foi para o lendário Roger Deakins como diretor de fotografia) depois de fazer com que Incêndios competisse como Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Quem diria que este pequeno filme se tornaria o germe de uma carreira apaixonante e da série que marcou o século XXI?
Fonte: Filmes e Séries


