Projetos brasileiros, italianos e de outras nacionalidades estão entre os favoritos do ator.
Não é segredo para ninguém que Wagner Moura é um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro, um ator responsável por títulos como Tropa de Elite, Saneamento Básico, Guerra Civil e recentemente O Agente Secreto. Com mais de trinta anos de carreira, Moura construiu uma trajetória sólida e versátil, transitando com naturalidade entre o cinema nacional e blockbusters internacionais.
QUAIS SÃO OS FILMES FAVORITOS DE WAGNER MOURA?
Durante uma conversa realizada em 2024 com o Letterboxd, Wagner Moura revelou quais são seus longas-metragens favoritos, aproveitando para exaltar o cinema italiano. O astro afirmou que o neorrealismo italiano tem um lugar reservado em seu coração – um movimento cinematográfico surgido no fim da Segunda Guerra Mundial, focado em retratar a realidade crua da Itália devastada pelo conflito bélico.
“Eu amo filmes italianos. Penso que o neorrealismo italiano é o melhor período da história do cinema. Então, meus filmes favoritos são O Emprego (1961) e Cinema Paradiso (1988)”, disse.
“Brasileiros não se encaixam em Hollywood”: Após sucesso de Narcos, Wagner Moura fugiu dos estereótipos e recusou várias ofertas
Já em outra ocasião, mais especificamente no quadro Criterion Closet, disponível no YouTube, Wagner colocou algumas produções nacionais entre as suas favoritas, elegendo Deus e o Diabo na Terra do Sol “um dos filmes brasileiros mais importantes da história”.
No decorrer do vídeo, ele ainda mencionou títulos como Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) e Limite (1931). De fora do Brasil, foram citados Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Rosetta (1999), O Garoto de Bicicleta (2011).
Fonte: Filmes e Séries


