Há 38 anos, Jeff Bridges poderia ter interpretado um papel icônico de ação, mas optou por não fazê-lo.
Quase todo ator já se deparou com cenários frustrantes de “e se” pelo menos uma vez na carreira – afinal, nem toda decisão se mostra acertada em retrospectiva. Por exemplo, Al Pacino não reconheceu o potencial de um certo filme de ficção científica chamado Star Wars e, assim, perdeu um dos maiores papéis de sua carreira. Jake Gyllenhaal também cometeu um grande erro ao recusar Avatar para estrelar um blockbuster de fantasia que fracassou.
Jeff Bridges recusou Duro de Matar
Jeff Bridges também pode se lembrar de pelo menos um caso assim. Há 38 anos, o ator de Homem de Ferro 2 recebeu a proposta para o papel principal em um thriller de ação que não só estabeleceria novos padrões para o gênero, como também catapultaria seu astro para o estrelato de Hollywood da noite para o dia: estamos falando de Duro de Matar!
Em 1988, o espetáculo estrelado por Bruce Willis como um relutante exército de um homem só tornou-se um mega sucesso, gerando quatro sequências diretas e inúmeras imitações. Mas antes de o então desconhecido Willis conseguir o papel principal, o personagem de John McClane foi oferecido a vários outros atores – incluindo Frank Sinatra, Clint Eastwood, Richard Gere e Sylvester Stallone. Jeff Bridges também esteve entre as principais escolhas dos produtores em determinado momento, mas recusou por razões que permanecem obscuras.
Jeff Bridges seria uma estrela maior se tivesse estrelado Duro de Matar?
Gramercy Pictures / Twentieth Century Fox
Aliás, essa anedota nem sequer veio à tona pelo próprio ator de Contagem Regressiva, mas sim pelo diretor Iain Softley, que dirigiu Bridges no drama de mistério de 2001 K-PAX – O Caminho da Luz. Em uma entrevista ao The Guardian, o cineasta afirmou: “Em algum momento, Jeff recebeu a proposta para o papel que acabou ficando com Bruce Willis. Se ele tivesse aceitado, teria se tornado uma megaestrela.” Twentieth Century Fox
No entanto, Softley não acredita que a oportunidade perdida tenha incomodado Bridges por muito tempo – o que combina bem com a imagem descontraída do ator, agora com 76 anos. “Ele sempre conseguiu fazer os filmes que queria, então qual é o problema?”, diz Softley.
Ele certamente tem razão: Bridges sempre teve a reputação de ser um ator subestimado que, embora tenha ganhado um Oscar (por Coração Louco) e sido indicado a outros seis prêmios da Academia, nunca alcançou o sucesso comercial.
O ator interpretou figuras icônicas como The Dude em O Grande Lebowski, demonstrou sua versatilidade em filmes diversos como Starman, Susie e os Baker Boys, O Pescador de Ilusões e Bravura Indômita, e recebeu aclamação generalizada de forma consistente.
Fonte: Filmes e Séries


