A escalação de Jacob Elordi, de Euphoria e Frankenstein, como o protagonista masculino de O Morro dos Ventos Uivantes causou polêmica. O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Depois de muita antecipação e controvérsias, “O Morro dos Ventos Uivantes” estreou nos cinemas e já está atraindo tanto quem estava sedento para assistir quanto quem quer apenas criticar com propriedade. O filme de Emerald Fennell é uma livre adaptação estilizada do romance homônimo de Emily Brontë.
Uma das muitas mudanças na adaptação cinematográfica, e certamente a mais polêmica, foi a escalação de Jacob Elordi como Heathcliff. No livro original, a pele escura e ascendência moura/islâmica do personagem são centrais para o conflito do livro. Com Elordi, um homem branco australiano, no papel, o arco dramático do personagem seria enxugado.
Destino original de Heathcliff não é mostrado no filme de O Morro dos Ventos Uivantes
Atenção! A partir deste ponto, a matéria contém spoilers sobre o livro e o filme de “O Morro dos Ventos Uivantes”.
Warner Bros. Pictures
Além disso, o público também vem chamando muito a atenção que o filme corta, praticamente, na metade a história do livro. Na tela, a Catherine de Margot Robbie morre sem ter filhos, deixando Heathcliff com um luto incomparável e acaba assim. O livro de Brontë segue por mais de uma década e mostra como a dor de Heathcliff após a morte da amada alimentou sua ira e sede de vingaça.
No texto original, Catherine morre durante o parto da filha, a pequena Cathy Linton, e a partir daí a trama ganha uma nova dimensão. Isabella Linton (Alison Oliver) tem um filho com o irmão de Catherine, Hindley, que não aparece na adaptação de Fennell. O pequeno Heaton vira o recipiente do remorso de Heathcliff, sendo mal-tratado e deixado de lado assim como ele foi na infância.
Com o passar dos anos, Cathy e Heaton se aproximam e criam um laço de afeto muito mais tranquilo do que o da mãe dela. Heathcliff eventualmente morre e a “maldição” do luto junto com ele, mostrando que é possível quebrar ciclos viciosos de violência e dor. Porém, com o final cortado, ficamos sem saber o destino do protagonista.
“O Morro dos Ventos Uivantes” entrou em cartaz ontem (12) nos cinemas brasileiros.
Fonte: Filmes e Séries


