PUBLICIDADE

26 anos depois, este filme escondido na Netflix seria cancelado imediatamente hoje – Notícias de cinema


Produção dos anos 2000 ganhará uma sequência me alguns meses, com a possibilidade de mostrar que seu gênero ainda funciona nos dias atuais.

É um pouco difícil admitir que ríamos de algumas coisas há 10 ou 20 anos, mas a vida é feita de aprendizados, certo? Mesmo aquilo que hoje enxergamos como ofensivo pode ter seu mérito dependendo do ponto de vista. Como, por exemplo, os besteiróis dos anos 2000 eram regados a tudo quanto é tipo de fala problemática, mas foi um gênero responsável por revitalizar um subgênero da comédia bobô e que, na medida certa, poderia ter seu aspecto relevante à indústria.

26 anos depois, este filme escondido na Netflix seria cancelado imediatamente hoje

Paramount Pictures

Não estamos falando de cancelamento no sentido de falta de sequências ou renovações, mas sim do termo utilizado na internet e nas redes sociais quando algo pode ser ofensivo ou agressivo a um grande número de pessoas. Rever Todo Mundo em Pânico em 2026 nos dá essa sensação: este filme com certeza seria cancelado nos dias atuais. Mas, é só isso? Não há nada de bom naquilo que nos fez gargalhar tanto no passado? Mesmo que o cinema não seja obrigado a ter uma função ou significado além de ser, podemos mergulhar em uma área cinzenta para pensar na franquia que teve 5 capítulos e ganhará um novo nos próximos meses.

Parte intrínseca da formação de muitos cinéfilos que cresceram entre os anos 1990 e 2000 – mesmo aqueles que seguiram por caminho mais tradicionais -, o subgênero dos besteiróis se popularizou no começo do século a partir de entradas que tiveram um fervor absurdo com o público jovem, mas surgiram bem antes, com filmes como Porky’s – A Casa do Amor e do Riso, lançado em 1982.

Paramount Pictures

Com uma cartela cheia de piadas ácidas, se podemos dizer assim, o projeto abriu precedentes para abordagens cada vez mais incisivas e metalinguísticas. Todo Mundo em Pânico é uma joia emergente da trajetória dos besteiróis, que, embora hoje tenha uma alta gama de questões problemáticas, foi responsável por apresentar a paródia de tudo o que efervescia no cinema da época.

Inspirada na franquia Pânico, de Wes Craven, a paródia feita ali era tão autorreferencial à sétima arte, que tornou-se o início de uma franquia de cinco filmes – sem contar o vindouro sexto capítulo -, além de inspirar outros projetos.

Todo Mundo em Pânico pode ter uma redenção em 2026

Paramount Pictures

O grande problema dessas narrativas já era observado na época de seus lançamentos e foram apenas acentuados com o passar dos anos: excessivas piadas escatológicas, apoio na comédia física, roteiros fracos, humor grosseiro e, claro, uma enxurrada de ofensas a minorias e estereótipos que envelheceram muito mal. Isso nos coloca num lugar muito importante para quem adora cinema: entender que tudo é um produto do seu tempo.

É preciso entender que aquilo foi feito em uma época em que discussões sociais apenas tocavam na superfície da indústria cinematográfica mainstream, algo que, embora ainda tenha outros problemas nas engrenagens, é feito de uma maneira geralmente respeitosa atualmente.

Todo Mundo em Pânico 6: Esses são os 7 filmes que serão vítimas da paródia dos irmãos Wayans

Inclusive, é justamente por isso que a existência de um vindouro Todo Mundo em Pânico 6 é uma das apostas mais arriscadas do cinema atual: como trazer a energia caótica e referencial dos filmes originais sem cair neste caminho da ofensa apelativa?

Ao rever o filme, na verdade, pude notar uma genuína intenção em tirar graça não apenas do cinema assim como Pânico sempre fez com suas tramas metalinguísticas – e daí que vem o nome da paródia -, mas também encontrar maneiras bobas de tirar o riso com uma equipe de produção irreverente. Existem muitas sequências que não contam com nenhum tipo de agressão além dos personagens em situações ridículas – e isso tem seu charme quando feito com carisma e ótimo timing cômico.

Por que o novo Corra Que a Polícia Vem Aí é a garantia de que Todo Mundo em Pânico 6 pode ser excelente?

O filme foi responsável por oxigenar o subgênero das paródias, que tem vários expoentes nas décadas anteriores, ao subverter filmes de terror. Tudo isso enquanto tentava mostrar à audiência que o cinema pode também não se levar a sério a partir de um humor escrachado. A fórmula se esgotou, tanto que não vemos mais produções como estas atualmente. No entanto, o novo Corra Que a Polícia Vem Aí! deu o primeiro passo, que será seguido de Todo Mundo em Pânico 6, previsto para 11 de junho de 2026.

Todo Mundo em Pânico, Todo Mundo em Pânico 2 e Todo Mundo em Pânico 3 podem ser vistos no catálogo da Netflix.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE