PUBLICIDADE

A HBO rejeitou Yellowstone por um motivo absurdo – e acabou sendo um sucesso comparável apenas a Game of Thrones – Notícias Visto na Web


O último episódio da série de faroeste com Kevin Costner foi ao ar há um ano e meio, mas a saga está apenas começando e retornará em breve.

Por quase 30 anos, a HBO foi sinônimo de “televisão de prestígio”. Sua programação – ou catálogo, na era do streaming – apresentou séries altamente recomendadas como Família Soprano, Irmãos de Guerra, The Wire, Succession e, claro, Game of Thrones. No entanto, a emissora também rejeitou outras séries que viriam a fazer história na televisão. É o caso de Breaking Bad, The Walking Dead e Yellowstone; esta última, um faroeste moderno que quebrou recordes de audiência nos Estados Unidos.

O sucesso de Yellowstone

Eis uma estatística: a estreia da quinta e última temporada atraiu 12,1 milhões de espectadores nos EUA, um número que poucos programas da TV a cabo americana conseguem igualar. Para colocar esse sucesso em perspectiva, esse número é perigosamente próximo dos 13,6 milhões de espectadores que assistiram ao histórico e muito criticado final de Game of Thrones no canal linear da HBO. Yellowstone também lançou as bases para um dos poucos universos expandidos em streaming que parece estar funcionando, com prelúdios de grande sucesso como 1883 e 1923.

Por que a HBO descartou Yellowstone?

Paramount Network

Tudo isso nos leva à conclusão de que a HBO cometeu um erro histórico ao rejeitar Taylor Sheridan, o arquiteto desta franquia faroeste. Mas por que fizeram isso?

O criador da série recebeu uma explicação inusitada que deixa bem claro o quanto a emissora subestimou o público: “Fomos jantar em um restaurante chique no oeste de Los Angeles, e lá John Linson, cocriador da série, perguntou a Michael Lombardo por que eles não queriam produzi-la. (…) ‘Olha, é muito convencional, muito rural. Somos a HBO, somos inovadores, somos criadores de tendências. Isso parece um retrocesso. E, honestamente, preciso ser sincero: não acho que ninguém deveria morar lá [na zona rural de Montana]. Deveria ser um parque nacional ou algo assim'”, relembrou o produtor.

Isso foi um golpe duro para Sheridan e sua equipe, porque, entre outras coisas, eles haviam conseguido o impossível: convencer Robert Redford a se juntar ao elenco, acreditando que isso desbloquearia o projeto. “Eles me disseram que se eu o convencesse, aprovariam o piloto. Então, dirigi até Sundance, passei o dia com ele e ele concordou em interpretar John Dutton. Liguei para um executivo da HBO e disse: ‘Vocês disseram que se eu conseguisse o Redford, vocês aprovariam a série’. E ele disse – e isso não é uma piada, você não pode simplesmente inventar isso – ‘Nós nos referíamos a um cara chamado Robert Redford.'”

A controvérsia que abalou Yellowstone antes da polêmica com Kevin Costner: “Peço que se mantenham afastados deste projeto”

Kevin Costner foi muito elogiado como John Dutton, especialmente pela sua experiência com histórias de faroeste, mas teria sido interessante ver Robert Redford no papel. Seja como for, ele não foi o escolhido quando a série mudou para o Paramount Network, um canal que soube aproveitar não só a história do rancho Dutton, mas também o talento de Taylor Sheridan. Ao longo dos anos, Sheridan produziu séries igualmente bem-sucedidas como Tulsa King, O Dono de Kingstown e a mais recente Landman.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE