PUBLICIDADE

Walt Disney dizia que seus personagens pareciam mais humanos usando luvas, mas a explicação real é mais complexa – Notícias de cinema


Ícones como Mickey, Pateta, Minnie e mais dificilmente mostravam as mãos nuas. Você sabe por qual motivo?

Você já se perguntou por que alguns personagens clássicos de desenhos animados usam luvas? Provavelmente, já reparou que Mickey, Minnie, Pernalonga, Pateta, Sonic e outros utilizam as famosas vestimentas brancas, mas por qual motivo?

Quando em meados de 2017, o site de entretenimento Vox perguntou ao animador John Canemaker o motivo de os personagens animados terem suas mãos escondidas por luvas, a resposta foi categórica: o processo de criação de uma animação é longo, intenso e caro, então, às vezes, é preciso buscar truques para reduzir custos.

Embora a tecnologia atual simplifique algumas etapas, na década de 1930, quando a animação dava seus primeiros passos, a coisa era mais complicada. Naquela época, tudo, absolutamente tudo, era desenhado à mão, logo, técnicas eram utilizadas para suavizar a aparência de certos personagens.

O uso de luvas economizava tempo e custo ao evitar detalhes complexos nas mãos, além de melhorar o contraste no preto e branco das telas. Uma outra explicação foi dada por Walt Disney no livro The Disney Version: The Life, Times, Art and Commerce of Walt Disney, publicado por Richard Schickel, onde o criador relacionou as luvas à humanidade dos personagens.

PERSONAGENS MAIS HUMANOS?

Na biografia em questão, Walt Disney afirmou que se tivesse mostrado as mãos do Mickey – algo que aconteceu brevemente nas primeiras produções – , elas teriam que parecer com as de um rato. O resultado poderia criar dificuldade na hora de os espectadores se identificarem com o personagem, visto que humanos tendem a criar laços com maior facilidade com outros humanos. Em outras palavras, apesar de Mickey ser um animal, a ideia era que ele parecesse um homem no inconsciente coletivo.

Walt Disney Studios Motion Pictures

Além disso, para além dos aspectos técnicos e da redução de custos, especialistas apontam para uma raiz histórica: o legado do Vaudeville – um gênero de espetáculo extremamente popular na América do Norte e Europa entre o final do século XIX e início do século XX. Alguns dos pioneiros do cinema de animação trabalharam anteriormente em espetáculos de Vaudeville que utilizavam da famigerada blackface, uma prática teatral racista em que artistas brancos pintavam o rosto de preto com maquiagem escura para representar pessoas negras de forma caricata. Nesses shows, os personagens “negros” utilizavam luvas brancas.

Segundo o historiador Nicholas Sammond, personagens como Mickey Mouse ou o Gato Félix eram como versões animadas desses artistas, embora, com o tempo, a associação racista tenha se dissipado.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE