Depois de ganhar o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics Choice, o pobre Ben saiu de mãos vazias do Oscar.
Graças à cultura dos memes e à constante enxurrada de informações a que somos submetidos online, é absurdamente fácil imaginar Ben Affleck com uma expressão de desânimo. E isso ilustra perfeitamente o que o diretor e roteirista sentiu quando, em 2012, perdeu a indicação ao Oscar de Melhor Diretor por Argo, depois de todos já darem a vitória como certa.
Affleck triste
Durante uma aparição no programa Jimmy Kimmel Live!, Ben explicou a sensação de ter ficado de mãos vazias após ganhar o Globo de Ouro, o BAFTA e o Critics Choice Awards por seu trabalho no longa-metragem que, aliás, recebeu sete indicações ao Oscar, chegando a levar a estatueta de melhor filme do ano.
“Foi naquele ano, foi horrível ter todo mundo me dizendo: ‘Você vai ser indicado a Melhor Diretor.’ E claro, eu acordo naquela manhã e, com certeza… Aliás, não foi diferente de qualquer outra manhã em que eu não tinha sido indicado a Melhor Diretor, mas de repente se torna uma enorme humilhação. Eu acordei e as pessoas estavam dizendo: ‘Você não foi indicado.'”
Warner Bros. Pictures
A anedota lembrou Kimmel do caso de Leonardo DiCaprio no Critics Choice Awards de 2025, onde o ator saiu sem nenhum prêmio por seu papel em Uma Batalha Após a Outra, que ganhou prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
“A pior situação possível”
“Eu estava pensando: meu Deus, ele tem mil lugares melhores para estar. E o filme ganha o prêmio de Melhor Filme. O diretor, Paul Thomas Anderson, ganha o de Melhor Diretor, e aí ele [DiCaprio] não ganha. E eu acho que ele deve estar furioso por ter que sair de onde quer que o tenham levado de helicóptero – um iate em algum lugar – e não poder mais ficar lá. Ele veio para perder.”
“Essa talvez seja a pior situação possível em uma cerimônia de premiação. Acho que você está subestimando a situação. Porque Argo não só foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, como ganhou o prêmio. Você estrelou e dirigiu o filme, e não foi indicado em nenhuma das duas categorias… é como se o filme tivesse se dirigido sozinho”, disse o apresentador.
Affleck explicou a dificuldade de ter que reagir à surpresa de seus colegas e, principalmente, dos jornalistas, por ter sido esnobado por Argo. “Foi mais ou menos assim que me senti. No dia da rejeição, que de repente se tornou um evento negativo e algo horrível, eu tive que ir ao Critics Choice Awards. Lembro-me de chegar lá e ver um tapete vermelho com, sei lá, 500 pessoas loucas para falar comigo, e cada uma delas dizia: ‘E aí! Então, a rejeição…’ O que você diz numa hora dessas? ‘Que droga!’.”
“Sinceramente, é constrangedor. Eu não fiquei por aí dizendo: ‘Vou ser indicado!’. É ter que passar pelo ritual de explicar por que não fui indicado. Eu não disse que eles iriam fazer isso!”
Fonte: Filmes e Séries


