PUBLICIDADE

Esta minissérie de nove episódios trata de uma história real com um elenco de luxo: O resultado é de tirar o fôlego – Notícias Visto na Web


Uma aclamada série sobre vitórias que precisam ser mantidas.

No que diz respeito a progresso e conquista de direitos sociais, é mais fácil do que parece tomá-los como garantidos e não como algo que pode ser vulnerável a uma ameaça crescente. Os anos de revolução feminista tiveram certas conquistas que podem ser apagadas num piscar de olhos, assim que ondas reacionárias emergirem e tomarem o poder.

Isso gera ciclos que tornam ainda relevantes histórias do passado, como as contadas em Mrs. America, uma aclamada minissérie que pode ser encontrada no Disney+. Com Cate Blanchett, Rose Byrne e Sarah Paulson fazendo parte de um elenco de tirar o fôlego, seus nove episódios contam algo ainda pertinente.

Qual é a história de Mrs. America?

Vários grupos de mulheres se esforçam para ratificar a Emenda de Igualdade de Direitos, que ajudaria homens e mulheres a ocuparem um lugar mais igualitário na sociedade. Gloria Steinem, Betty Friedan ou Shirley Chisholm lideraram as feministas nesta espécie de campo de batalha, que representa um episódio muito interessante na história dos Estados Unidos.

No lado oposto está Phyllis Schlafly, a personagem de Blanchett, uma advogada constitucional e republicana que se opôs radicalmente ao movimento e à emenda. Schlafly, ao contrário das revolucionárias feministas, representava um ataque ao direito das mulheres de exercerem como donas de casa e de educarem suas famílias com valores tradicionais e conservadores.

hulu / FX

Mrs. America: revolução custosa

O fato de que muitas das coisas contadas em Mrs. America terem tanta conexão com o que é reivindicado por movimentos feministas mais recentes, como o #MeToo, mostra como as batalhas culturais acabam sendo cíclicas e como o que foi conquistado pode desmoronar facilmente. Especialmente quando, em vez de fazer força conjunta, algumas pessoas se aliam ao poder dominante para que seu status não desmorone.

É algo que está fabulosamente representado na personagem de Blanchett, que defende com uma atitude imperial. Ao seu redor também vemos brilhar atrizes como Byrne, que dão nuances a personagens interessantes, tentando deixar sua marca enquanto o mundo ao seu redor não para de encontrar obstáculos para lhes colocar no caminho.

Você pode assistir Mrs. America no Disney+.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE