A atriz Sadie Sink, que interpretou Max em Stranger Things, se pronunciou sobre o final da série e destino de Eleven na 5ª temporada.
O final de Stranger Things conseguiu responder a muitas perguntas que tínhamos, mas também nos deixou com uma questão central que continua a causar divisão entre os fãs: o que realmente aconteceu com Eleven.
A Netflix optou por encerrar a série com uma ambiguidade deliberada, evitando uma confirmação explícita e apostando em uma despedida mais emocional do que literal. E desde então, atores e criadores têm compartilhado leituras muito diferentes sobre este desfecho, alimentando um debate que parece tão importante quanto o próprio final.
Não se pode agradar a todos
Depois de ouvir o depoimento dos responsáveis pela série, Sadie Sink apareceu no The Tonight Show poucos dias após a estreia do final de Stranger Things e não hesitou em compartilhar sua própria leitura do encerramento da história. O que ela disse foi o seguinte:
“O que eu acho? Acho que ela está morta. Será que é uma opinião exagerada ou algo assim? A história do Mike é só uma última história, e depois eles se despedem da infância. É só uma última história, e pronto. É só uma forma de lidar com a situação. É mais forte [assim], não é?”.
Netflix
O episódio final mostra Eleven se sacrificando enquanto o Mundo Invertido é destruído, frustrando assim os esforços dos militares para transformá-la em uma arma, usando seu sangue para criar novos bebês com superpoderes e evitar o nascimento de outro Henry Creel/Vecna. No entanto, nos momentos finais, Mike oferece uma versão diferente: ele conta a seus amigos uma história em que Eleven sobreviveu, enquanto as imagens mostram a personagem se refugiando em um lugar remoto do mundo.
Outra interpretação do final
Na época, Gaten Matarazzo explicou à Variety que tem sua própria interpretação do destino de Eleven, mas que prefere não torná-la pública. “Quero manter isso em particular”, disse ele.
“Não sei se outros dirão, mas acho que o que funcionar para você e tornar o final melhor para você é o correto. Você tem o direito de debater, mas o que você quiser que seja para você está tudo bem. Acho que eles se movem muito bem nesse limite, porque já notei uma espécie de divisão de 50% entre os fãs sobre se eles acreditam em uma coisa ou não”.

Netflix
Ainda assim, Matarazzo compartilhou uma reflexão sobre o final da personagem: “O trágico sobre o final da história de Eleven é que a normalidade nunca estaria garantida para seus entes queridos se ela estivesse presente. Ela não considerou isso justo, e acho que foi uma linda decisão terminar a história dela como fizeram”.
Por sua vez, o cocriador de Stranger Things, Ross Duffer, explicou anteriormente à Variety que não existia uma versão do final em que “Eleven nunca estaria lá” com seus amigos, e disse que “foi bem no início do processo de escrita desta temporada que descobrimos exatamente como contar essa história e chegamos ao momento do ‘Eu Acredito’. Uma vez que chegamos a esse momento, isso abriu o caminho… começamos pelo final, naquela cena do porão, e queríamos garantir que chegasse a um ponto onde considerássemos que era o final perfeito para a série. E então construímos a temporada para chegar até lá”.
Fonte: Filmes e Séries


