PUBLICIDADE

Ele teve que caminhar vários quilômetros no deserto, mas esta cena se tornou uma das entradas de personagem mais memoráveis ​​da história do cinema – Notícias de cinema


Além disso, é um filme que figura constantemente entre os melhores filmes da história do cinema em todas as listas.

Às vezes, os atores precisam fazer sacrifícios reais para que o resultado na tela não seja apenas memorável, mas verdadeiramente histórico. Alguns perdem peso, outros ganham peso, alguns passam por inúmeras sessões de maquiagem e alguns tiveram que percorrer uma longa distância pelo deserto sob um sol escaldante…

Uma cena memorável

Em Lawrence da Arábia, Omar Sharif teve que fazer um desses sacrifícios em nome da arte. A primeira vez que vemos o personagem que ele interpreta, Ali, um xerife árabe que se junta a Lawrence na rebelião contra o Império Otomano, é quase hipnótica. Sua figura emerge lentamente do vasto horizonte do deserto, como uma miragem.

Essa era a intenção de David Lean, o diretor – que na primeira vez que víssemos o personagem ele fosse apenas um borrão, difícil até mesmo de associá-lo à figura de um ser humano, e que, aos poucos, o enxergássemos como ele realmente é: um cavaleiro.

Quilômetros no deserto escaldante

Columbia Pictures

Para conseguir esse efeito, Lean teve que usar uma lente extremamente rara e potente para a época, uma teleobjetiva de 800 mm, para comprimir a perspectiva. O truque era que o ator estava, na verdade, a 3,2 km da câmera.

Omar teve que fazer uma longa e árdua caminhada em direção à câmera em várias tomadas para que a cena ficasse perfeita. O resultado é simplesmente hipnotizante e entrou para a história como uma das cenas mais belas e impressionantes já filmadas. O calor do deserto, a atmosfera pesada e empoeirada e a imensidão quase infinita da paisagem foram transmitidos ao espectador de uma forma incrivelmente envolvente, tornando a cena uma das maiores entradas de personagem da história do cinema.

Em 1962, Lawrence da Arábia levou para casa nada menos que sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Trilha Sonora, e entrou para a história como um dos maiores filmes de todos os tempos.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE