PUBLICIDADE

O Senhor dos Anéis: Este amado personagem foi cortado da trilogia de Peter Jackson e há um bom motivo para isso – Notícias de cinema


Em sua trilogia, Peter Jackson teve que fazer sacrifícios e removeu um personagem muito conhecido pelos fãs de O Senhor dos Anéis.

Os livros de O Senhor dos Anéis, e de forma mais ampla os escritos de J.R.R. Tolkien, estão repletos de personagens memoráveis. No entanto, este personagem, muito querido pelos fãs que leram os livros, está completamente ausente da trilogia de Peter Jackson. Isso não é um descuido; Jackson o removeu deliberadamente, e por um bom motivo!

Tom Bombadil: A figura mais misteriosa da saga O Senhor dos Anéis

Tom Bombadil aparece pela primeira vez em um poema de 1931, “As Aventuras de Tom Bombadil”. Nele, ele é descrito como um homem pequeno, de cabelos castanhos, barba e porte atarracado, sempre alegre, com olhos azuis e um rosto marcado pelo riso. Ele vive na Floresta Velha, uma área próxima ao Condado, e raramente sai de casa.

Ele é muito mais conhecido por seu papel nos capítulos 6 a 8 do primeiro livro de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel. Tom encontra Frodo e seus amigos no início de sua aventura. Ele liberta Merry e Pippin das raízes do Velho Salgueiro e abriga os quatro hobbits. Depois que eles partem, Bombadil salva os protagonistas uma segunda vez, expulsando os espíritos malignos que os haviam aprisionado. Graças a ele, os quatro companheiros conseguem continuar sua jornada até Bri.

Reprodução

Bombadil é admirado por representar um enigma não resolvido nas obras de Tolkien. Ele é descrito como muito antigo, com o autor britânico escrevendo que “Tom estava aqui antes do rio e das árvores”. Supostamente, ele é muito poderoso, pois é totalmente imune ao poder do Um Anel. Ele também tem a capacidade de impor sua vontade a muitas criaturas. Em uma carta a um leitor, Tolkien afirma que o personagem é “um enigma intencional” e “algo que não se encaixa” no mundo de O Senhor dos Anéis. Diversas teorias circulam sobre sua verdadeira natureza, algumas até sugerindo que ele seja o criador do mundo, Eru Ilúvatar.

Um personagem que “não contribui para o desenvolvimento da história”

Por que Peter Jackson não incluiu Tom Bombadil em sua adaptação? Simplesmente porque, embora ele adicione uma dimensão intrigante à história com sua aura misteriosa, ele não contribui de fato para o desenvolvimento da trama. A equipe de filmagem, portanto, queria manter apenas os principais elementos narrativos em uma adaptação cinematográfica que já se mostrava bastante longa. É o que Peter Jackson explica nos extras do DVD de O Senhor dos Anéis:

Na trama de O Senhor dos Anéis, em nosso filme, em sua forma mais simples, Frodo carrega o Anel. No fim, ele precisa ir a Mordor e destruir o Anel (…) Qual é, afinal, a conexão entre Tom Bombadil e o Anel? Eu sei que existem elementos relacionados ao Anel no capítulo de Bombadil, mas isso não contribui para o desenvolvimento da nossa história

Warner Bros. Pictures

No entanto, Bombadil não desapareceu completamente da trilogia de Jackson. Billy Boyd, que interpretou Pippin, afirma que “as principais características desse personagem podem ser encontradas em Barbárvore”. O Ent de fato vem em auxílio dos dois hobbits, presos nas raízes de uma árvore na Floresta de Fangorn. Sua longevidade e distanciamento das turbulências do mundo também lembram as características de Tom. Ainda assim, é inevitável se perguntar como teria sido o filme com Tom Bombadil.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE