O longa-metragem estreou há duas décadas, e agora o ator relembrou como foi ler as críticas negativas que o filme recebeu.
Nos últimos anos, vimos Colin Farrell estrelar A Grande Viagem da Sua Vida ao lado de Margot Robbie e uma das séries de televisão mais populares do ano, Pinguim. Mas, nem tudo na carreira do ator foi um sucesso. Há quase duas décadas, o astro estrelou um filme que ele acreditava que o levaria a um Oscar, mas acabou sendo um de seus maiores fracassos.
Lançado em 2004, Alexandre foi um drama épico sobre a figura histórica homônima. Farrell interpretou o papel principal, e Oliver Stone dirigiu e escreveu o roteiro. O elenco incluía nomes como Angelina Jolie, Jared Leto, Val Kilmer, Rosario Dawson, Anthony Hopkins e Christopher Plummer.
Tudo apontava para um enorme sucesso de bilheteria, indicações ao Oscar e prêmios, mas as coisas não saíram como planejado. Além do fraco desempenho nas bilheterias — arrecadando pouco mais de 167 milhões de dólares mundialmente com um orçamento de 155 milhões — o filme foi criticado por suas imprecisões históricas e recebeu acusações de xenofobia contra o Império Persa.
Colin Farrel ficou envergonhado pelo desempenho do filme Alexandre
“Expectativas são perigosas”, começa Farrell em uma entrevista recente ao THR, relembrando as críticas mordazes de Alexandre. “Era uma história com a qual Oliver Stone sonhava desde a faculdade, por maior, mais global, mais política, mais violenta e mais essencial que fosse — era verdadeiramente pessoal.”
Ele imaginou que estariam presentes na cerimônia do Oscar e receberiam uma estatueta. “Quando falo em expectativas, todos nós estávamos com os ternos prontos. Não estou brincando. Alguns diziam: ‘Bem, pessoal, vamos ao Oscar. Isso é certo.’ Porque tínhamos Oliver Stone. Tínhamos uma história de tamanha magnitude. Tínhamos um roteiro emocionante e brilhante.”
Mas quando o filme foi lançado, Colin Farrell percebeu que todos estavam muito enganados: “As críticas saíram e estávamos em Toronto, e me lembro da minha irmã Claudine dizendo: ‘Meu Deus. Não é bom.’ E Danica, que está aqui hoje, disse: ‘Não é bom mesmo.’ Enquanto eu perguntava: ‘Como assim, não é bom?'”
Eles tinham todas as críticas impressas, e eu estava lendo uma após a outra enquanto arrumava minhas malas e descobri: Alexandre, o Tolo; Alexandre, o Chato; Alexandre, o Inarticulado; Alexandre, o Fraco; Alexandre, o… Eu pensei: ‘Droga.’ Pensei: ‘O que eu posso fazer?’ Me senti tão envergonhado.
Esta não é a primeira vez que o ator fala sobre esse fracasso. Há cerca de três anos, ele admitiu no programa The Late Late Show que Alexandre foi um de seus maiores fracassos.
Fonte: Filmes e Séries


