PUBLICIDADE

Kanye West se desculpa em carta aberta; leia


Nesta segunda-feira (26), o jornal impresso “The Wall Street Journal” publicou um pedido público de desculpas de Kanye West. O texto ocupou a página inteira da seção A e foi um anúncio pago pela Yeezy, marca de roupas e calçados do rapper.

A carta aberta é endereçada a quem o rapper magoou. Ele pede desculpas por seu comportamento e por manifestações públicas que foram consideradas apologia ao nazismo, além de tentar explicar a motivação de suas ações alarmantes.

As declarações, feitas em 2022, mostravam sua admiração por Adolf Hitler e pelos nazistas. Além disso, Kanye vendeu itens com suásticas estampadas em sua marca, e lançou uma faixa chamada “Heil Hitler.”

As ações custaram rompimentos comerciais entre o artista e marcas, e dificultaram a realização de shows, assim como ocorreu no Brasil em 2025.

A apresentação estava prevista para ocorrer no dia 29 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. De acordo com a produtora, o evento foi inviabilizado após a administração pública revogar unilateralmente a autorização de uso do espaço, mesmo com todos os custos já tendo sido integralmente pagos, incluindo cachê, taxas do autódromo e demais despesas. A empresa também citou “questões políticas” como motivo para o cancelamento, após declarações públicas do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que afirmou não permitir que artistas que façam apologia ao nazismo se apresentem em equipamentos públicos da cidade.

Na carta, o rapper também relembra um acidente de carro que sofreu em 2002. Segundo ele, por conta de lesões cerebrais em consequência do acidente, foi diagnosticado com transtorno bipolar tipo 1.

“Perdi o contato com a realidade. As coisas pioraram quanto mais ignorei o problema. Eu disse e fiz coisas das quais me arrependo profundamente. Algumas das pessoas que eu mais amo, tratei da pior forma. Vocês suportaram medo, confusão, humilhação e o esgotamento de tentar lidar com alguém que, às vezes, era irreconhecível. Olhando para trás, eu me afastei do meu verdadeiro eu.”

Tal doença, considerada por ele séria e debilitante, o fez viver um estado “fragmentado” e perder o contato com a realidade. Inclusive, ele explica que durante seu discurso de ódio na internet no ano passado, estava vivendo “um episódio de mania de quatro meses, com comportamentos psicóticos, paranoicos e impulsivos, que destruiu minha vida”.

Ele finaliza o texto dizendo que não pede simpatia, mas deseja conquistar o perdão.

Leia a carta completa de Kanye West

Aos que eu magoei:



Taylor Swift

Leia mais

PUBLICIDADE