PUBLICIDADE

Todos nós já usamos essa frase em algum momento da vida: O que muitos não sabem é que ela vem de Clint Eastwood – Notícias de cinema


O bom e velho Clint sempre nos presentou com diálogos incríveis.

Clint Eastwood deixou tantas imagens e cenas icônicas no cinema que elas nos escapam. O ator, diretor e produtor começou no faroeste sem saber muito bem onde estava se metendo e, de repente, se tornou um dos grandes heróis da história da sétima arte. Só com o seu olhar, ele é capaz de criar um momento carregado de tensão e basta dizer algumas palavras bem colocadas para conquistar o espectador.

Eastwood é o responsável por uma das frases mais icônicas do cinema, que usamos habitualmente no nosso dia a dia: “faça meu dia”. Quem nunca pronunciou essas palavras na esperança de receber boas notícias? Claro que em Impacto Fulminante, o filme que abriga essa frase, a conotação é diferente.

“Faça meu dia”

Toda a cena que cerca a frase é digna de ser vista. O inspetor Harry Callahan – que já estava irritado depois que a sentença de um julgamento libertou o acusado – se dirige à sua cafeteria habitual depois de comprar um jornal. Lá, ele pede seu café preto para viagem, como todas as manhãs, e segue seu dia normalmente. É então que ele percebe que seu café tem açúcar – por que Loretta, a garçonete que já conhece seus gostos, colocaria açúcar sabendo que ele nunca toma? – e volta à cafeteria para encontrar Loretta em apuros.

A garçonete se tornou refém de um ladrão e Harry não vai permitir isso. Depois de uma breve troca de palavras, a ação começa e, apontando a arma para o criminoso, o protagonista diz a mítica frase: “Vá em frente, complete o meu dia!” (na versão original: “go ahead, make my day”.

A frase se tornou sinônimo de Eastwood e do personagem Harry Callahan, imortalizando-a na cultura popular. Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos, chegou a usá-la em um de seus discursos e o próprio Eastwood, que foi prefeito de Carmel-by-the-Sea nos anos 80, também recorreu a ela e distribuiu adesivos para para-choques de carros entre os moradores da cidade. Em nosso dia a dia, não costumamos enfrentar situações como a de Harry Callahan, mas isso não impede que usemos essas palavras de vez em quando.

Impacto Fulminante consolidou Eastwood como uma grande estrela de Hollywood, além de diretor, porque foi um sucesso absoluto de bilheteria. Arrecadou 150 milhões de dólares em todo o mundo para um orçamento de 22, o que foi suficiente para se tornar o título de maior bilheteria da franquia Dirty Harry. A crítica não o valorizou muito inicialmente, mas ninguém pode negar o enorme legado que deixou em Hollywood.

The Malpaso Company / Warner Bros.

A propósito, há pessoas que costumam associar a frase de Harry a outro filme da filmografia do ator, Perseguidor Implacável, mas é uma crença errônea, assim como a de que Darth Vader disse “Luke, eu sou seu pai”, quando na verdade o que ele pronunciou foi “Não, eu sou seu pai”.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE