O Agente Secreto recebeu quatro indicações no Oscar 2026, incluindo para Wagner Moura, mas outro brasileiro está na premiação.
O Agente Secreto fez história e conquistou quatro indicações no Oscar 2026, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura. Mas ele não é o único brasileiro nos representando na premiação: o diretor de fotografia Adolpho Veloso também está entre os indicados.
Além de Wagner Moura e O Agente Secreto, Adolpho Veloso também representa o Brasil no Oscar 2026
Netflix
O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso foi indicado no Oscar 2026 como Melhor Fotografia por Sonhos de Trem. O filme da Netflix concorre na categoria contra Frankenstein, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores.
Além de indicado ao Oscar por Sonhos de Trem, Adolpho Veloso venceu o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards 2026. Ele trabalhou anteriormente em Asco, Tungstênio, On Yoga: Arquitetura da Paz, Mosquito, Rodantes e Jockey.
Adolpho Veloso filmou Sonhos de Trem utilizando 99% de luz natural. Em entrevista ao Deadline, ele explicou que seu objetivo era contar a história visualmente. “Embora o filme tenha muita narração, por exemplo, que estava ainda mais presente no roteiro e foi reduzida na edição, meu objetivo era pensar: ‘Sabe de uma coisa? Temos essa narração, e Clint [Bentley] e Parker [Laramie], o editor, vão se basear nela mais tarde, mas meu objetivo aqui é fingir que não há narração e tentar expressar tudo com as imagens, se possível’. É isso que sempre tento fazer. Se existe um sentimento que eu posso transmitir com o que estou fazendo com a câmera, com a luz, com um movimento sutil, eu tento fazê-lo”.
Qual é a história de Sonhos de Trem?
Em Sonhos de Trem, Robert Grainier (Joel Edgerton) é um dos muitos madeireiros responsáveis por construir e expandir ferrovias pelos Estados Unidos no início do século XX. Órfão desde muito jovem, Robert cresceu entre as florestas imponentes do Noroeste do Pacífico. Em um mundo que se transformava cada vez mais rápido durante o agitado século XX, por causa do árduo trabalho, Robert precisou passar longos períodos afastado de quem mais amava: sua esposa Gladys (Felicity Jones) e sua pequena filha. Quando uma tragédia sem precedentes atinge a família, ele precisa aceitar a derrota e se esforçar para relembrar os laços únicos de uma jornada que, ao mesmo tempo, é distinta, mas universal.
Fonte: Filmes e Séries


