O diretor falou posteriormente sobre uma modificação que foi feita no material e que ele gostaria de ter eliminado.
Quando o clássico de Steven Spielberg, E.T. o Extraterrestre, celebrou seu 20º aniversário, o fez com um relançamento nos cinemas. No entanto, os fãs que foram vê-lo na tela grande se depararam com uma grande surpresa. Em uma das cenas finais, quando Elliot e seu amigo alienígena fogem da polícia, os perseguidores de repente têm walkie-talkies em vez das armas que portavam nas filmagens originais dos anos 80. A versão original para cinemas foi incluída novamente no lançamento posterior em Blu-ray, que comemorou o 30º aniversário do filme em 2002.
Spielberg não quis mostrar o possível uso dessas armas contra crianças, mas algum tempo depois se arrependeu de sua mudança. Em um discurso em abril de 2023, realizado na Time 100 Summit em Nova York, o cineasta explicou essa modificação.
Foi um erro. Eu nunca deveria ter feito isso. E.T. é um produto de seu tempo. Nenhum filme deveria ser reelaborado, nem voluntariamente nem pela força, a partir da perspectiva de como vemos as coisas agora.
Ele continuou argumentando que “todos os nossos filmes são uma espécie de mapa de onde estávamos quando os fizemos, como era o mundo e com o que o mundo ressoava quando publicamos essas histórias” e acrescentou que “lamenta profundamente que [esta outra versão] já esteja disponível”.
Universal Pictures / Amblin Entertainment
Não apenas as armas sofreram a censura. A palavra “terrorista” também foi trocada por “hippie”. Talvez ele tenha aprendido a técnica com George Lucas, um fã de aprimorar seus trabalhos antigos usando a tecnologia atual, mas não demorou muito para que ele começasse a sentir remorso.
Poucos cineastas do nível de Spielberg admitem seus erros, especialmente se suas novas declarações vão contra a sociedade atual, mas nem todos são Spielberg. O diretor abriu um precedente contra a tendência moderna de editar conteúdos do passado para adaptá-los às sensibilidades atuais. Hoje, ninguém pensaria em fazer um filme infantil em que policiais ameaçassem crianças com armas, mas nos anos 80 a sociedade era diferente e deve permanecer como testemunha de seu tempo.
Se você estiver curioso, saiba que nas plataformas digitais a versão que se mantém é a original, bem cheia de pistolas. É a que você encontrará no Amazon Prime Video e Apple TV para aluguel, um dos melhores filmes para assistir em família porque permite a toda uma geração relembrar um título fundamental de sua infância enquanto apresenta essa linda história aos mais jovens.
Fonte: Filmes e Séries


