A Wikiflix oferece uma usabilidade mais prática do que esteticamente agradável e uma completa ausência de monetização
Com a aquisição da Warner Bros. pela Netflix ainda pendente, fica cada vez mais claro que a guerra do streaming já começou há algum tempo. As principais plataformas agora fazem parte da rotina diária dos espectadores, enquanto as menores lutam para construir uma base de usuários fiéis ou, no mínimo, sobreviver à concorrência acirrada.
Depois, há as experiências. Coisas como a plataforma de streaming da NASA ou o que um grupo de editores da Wikipédia acabou de criar. O WikiFlix é exatamente o que o nome sugere: o que aconteceria se alguém combinasse o formato da Netflix com a filosofia da Wikipédia e lançasse o produto ao público? Um monstro de Frankenstein que funciona melhor do que parece.
Decla-Film
Inspirada na Netflix, a Wikipédia apresenta um logotipo que homenageia a gigante do streaming, uma interface baseada em linhas temáticas e a simplicidade de clicar em qualquer filme para começar a vê-lo em segundos. A Wikiflix oferece uma usabilidade mais prática do que esteticamente agradável e uma completa ausência de monetização. Existe a opção de criar uma conta de usuário, mas, francamente, não há motivos convincentes para fazê-lo, a não ser manter uma lista do que você deseja assistir.
O catálogo é o aspecto mais intrigante. Mantendo o espírito de cultura acessível, é composto inteiramente por títulos de domínio público. Assim, temos a história do cinema a apenas alguns cliques de distância, como Viagem à Lua, de Georges Méliès, e longas-metragens como O Gabinete do Doutor Caligari, Nosferatu e O Encouraçado Potemkin. Para os cinéfilos, as opções disponíveis oferecem um vislumbre de outros cinemas históricos, como o japonês e o indiano, com filmes que passaram despercebidos pela maioria dos espectadores.
A enorme quantidade de títulos disponíveis é surpreendente, especialmente porque a plataforma não possui um reprodutor próprio. No total, são cerca de 4.000 títulos provenientes de sites como o YouTube e o Internet Archive, o que demonstra a quantidade de conteúdo disponível online gratuitamente e legalmente. Como ponto negativo, a plataforma foi projetada com foco no público em inglês, então encontrar legendas exige verificar cada título individualmente.
Fonte: Filmes e Séries


