O próprio Tom Cruise já disse em mais de uma ocasião que Cocktail não é exatamente seu melhor filme, e não é de se admirar: as soluções que eles encontraram para problemas complexos foram realmente terríveis.
Cocktail não é o melhor filme de Tom Cruise. Mesmo os maiores fãs do filme podem concordar comigo que, em grande parte, ele mereceu a Framboesa de Ouro de Pior Filme que ganhou em 1989. Não que o público se importasse muito: ver Cruise movimentando as garrafas e servindo bebidas foi o suficiente para transformá-lo em um dos 10 filmes de maior bilheteria do ano, com 170 milhões de dólares em todo o mundo (contra um orçamento de apenas 20). No entanto, o icônico tem um preço.
Na verdade, as cenas de arremessar garrafas para o teto e movimentá-las como malabarismos nem estavam no roteiro original. Muitas das coisas que acabamos vendo, de fato, eram diferentes naquele roteiro, porque Heywood Gould, o autor, queria fazer uma versão muito mais sombria estrelada por um ator já mais velho. No entanto, quando teve que se contentar com Cruise, ele pensou que pelo menos lhe ensinaria algumas técnicas de malabarismo que aprendeu durante seus 12 anos atrás de um balcão.
No entanto, apesar das horas de treinamento, Cruise não conseguia manejar totalmente as garrafas de vidro, que quebravam repetidamente em cada ensaio. Em um determinado momento, seu professor (da Escola de Bartenders de Toronto) se recusou a ensiná-lo porque fazer esse tipo de truque em um bar real poderia causar danos, ferimentos e até mesmo processos judiciais. O que eles fizeram no final para que parecesse real? Eles trocaram as garrafas de vidro por garrafas de plástico, e assim evitaram o desastre entre uma tomada e outra.
Interscope Communications / Touchstone Pictures / Silver Screen Partners III
Dito isso, nada disso impediu Cruise de derrubar os objetos de cena várias vezes. Não apenas garrafas, mas também copos e talheres. Foi épico e entrou para a história, sim, mas ao custo de ter que mandar fazer acessórios exclusivos. E o prêmio foi um Framboesa de Ouro? Não há justiça em Hollywood.
Fonte: Filmes e Séries


