Um filme desenvolvido 33 anos antes da superprodução de James Cameron que se aprofundava na vida de um dos personagens mais queridos pelo público.
Dirigido por James Cameron e lançado em 1997, já se passaram 27 anos desde que Titanic se tornou um autêntico evento cinematográfico e o filme de maior bilheteria de todos os tempos, mas ele ainda é lembrado como o filme mais representativo do naufrágio histórico que ocorreu em 1912, quando o maior transatlântico do mundo colidiu com um iceberg e acabou afundando no fundo do Atlântico em sua viagem inaugural. No entanto, não só não foi o único, como existem inúmeros filmes e algumas séries que ao longo destes mais de 100 anos levaram para as telas a tragédia que custou a vida de mais de 1500 pessoas.
O primeiro deles, de fato, foi realizado menos de um mês após o naufrágio por uma das sobreviventes do naufrágio, Dorothy Gibson. Chamava-se Saved from the Titanic e era um filme curto que se perdeu para sempre, já que todas as suas cópias foram destruídas em um incêndio. E não foi o único: no ano do naufrágio, 1912, foram realizadas mais duas produções audiovisuais.
Antes da de James Cameron em 1997, foram feitos mais oito filmes com diferentes perspectivas e tramas. Um deles inclusive produzido pela 20th Century Fox, que foi o primeiro filme do estúdio sobre o Titanic antes do sucesso de Titanic. Náufragos do Titanic foi dirigido por Jean Negulesco e também girava em torno da história de amor de um casal. Após o blockbuster de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, houve outros sete filmes sobre ou relacionados ao naufrágio, como La femme de chambre du Titanic ou o filme animado The Legend of the Titanic. A lista de séries dedicadas integralmente ou por episódios ao naufrágio também é extensa.
Muitas dessas produções são praticamente desconhecidas e não se destacaram especialmente em sua época, mas estão cheias de curiosidades. De fato, a maioria das pessoas não sabe, mas um dos filmes feitos antes da proposta de James Cameron era centrado em um dos mais queridos personagens reais que aparecem em seu filme: Molly Brown, a sobrevivente do naufrágio que Kathy Bates interpretou.
20th Century Studios
Como você deve se lembrar, Molly Brown é apresentada em Titanic como uma nova-rica que viaja na primeira classe e que sente especial simpatia por Jack Dawson (DiCaprio), que a lembra de seu passado humilde.
Assim como no filme, Molly Brown nasceu em uma família humilde e ficou rica quando já era maior de idade, pela descoberta de uma mina de ouro, mas nunca esqueceu suas origens e sempre foi muito engajada com os mais desfavorecidos. Também foi uma importante ativista defensora dos direitos das mulheres, crianças e trabalhadores, mas pelo que seria mais conhecida é por ser uma das sobreviventes do naufrágio do Titanic. Ela também sobrevive no filme.
Há 60 anos, em 1964, Charles Walters decidiu fazer um filme sobre Molly: A Inconquistável Molly.

MGM
Uma comédia musical estrelada por Debbie Reynolds baseada em um livro que, por sua vez, era baseado em uma peça musical e que fazia um relato fictício da vida de Margaret Brown e um triângulo amoroso após o qual ela acabava a bordo do RMS Titanic, tornando-se uma heroína que ajuda a resgatar muitos de seus companheiros de viagem.
Reynolds foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua interpretação de Brown.
Fonte: Filmes e Séries


