PUBLICIDADE

Fantasma, personagem muda e bomba na cara: 7 vezes em que Walcyr Carrasco se irritou com atores e os puniu com as maiores vinganças – Notícias Visto na Web


Para trabalhar em suas novelas da Globo, o autor tem seus artistas queridinhos, mas tudo pode mudar se ele for contrariado.

Melhor do que acompanhar novelas de sucesso, com os romances, reviravoltas e confusões que tanto amamos, é descobrir os burburinhos e polêmicas nos bastidores dessas produções. Seja por atores insatisfeitos com seus personagens, brigas de ego ou autores irritados, muitas situações já deixaram o clima bastante tenso por trás das câmeras.

Walcyr Carrasco, por exemplo, é o rei dos “bafafás”. Ao mesmo tempo em que é um dos autores mais queridos do meio artístico, ele é conhecido por não gostar de ser contrariado, especialmente quando mexem com suas criações. Muitas vezes, acaba fazendo jus ao seu sobrenome e encontrando formas de se vingar na canetada. Confira as histórias a seguir!

Verdades Secretas 2 (2021)

Reprodução/TV Globo

Essa historia ainda está bem viva na nossa memória, mas vale relembrar. Camila Queiroz, que deu vida à icônica Angel em Verdades Secretas (2015), foi desligada da Globo em meio às gravações da segunda temporada da novela, em 2021. O motivo teria sido divergências contratuais e exigências que a emissora não aceitou, segundo a própria empresa.

Na ocasião da saída antecipada, a TV Globo emitiu um comunicado explicando que a atriz teria feito “exigências inaceitáveis“, incluindo a garantia de participação em uma possível terceira parte da trama e influência direta no destino da personagem. Camila se pronunciou, dizendo que eram apenas demandas normais de quem precisava planejar a carreira.

Dizem as más línguas que o autor Walcyr Carrasco ficou bastante irritado e chegou a afirmar que a atriz nunca mais pisaria na Globo. Ele não teria gostado do fato de o desfecho planejado ter sido gravado com efeitos especiais e dublê para a protagonista Angel. Mas, ao que tudo indica, a paz reinou e o climão entre os dois ficou no passado.

Chocolate com Pimenta (2003)

Divulgação/TV Globo

Em 2003, nos bastidores de Chocolate com Pimenta, o clima esquentou quando Elizabeth Savala, a inesquecível Jezebel, resolveu dar um toque pessoal às falas de sua personagem. Walcyr Carrasco, o autor da trama, não curtiu nem um pouco essa liberdade artística. E o que ele fez? Deu um jeitinho bem criativo (e vingativo!) de resolver a questão.

E a vingança veio em forma de silêncio. Savala viu Jezebel ser castigada com um problema na garganta que a deixou muda por duas semanas. “O problema é que você imagina um personagem de um jeito e podem fazer de outro. O que é possível na novela é quando o ator trai muito (o roteiro) e você se vinga”, disse Walcyr na Bienal do Livro de São Paulo, em 2018.

Amor à Vida (2013)

Divulgação/TV Globo

A atriz Marina Ruy Barbosa também teve um embate com Walcyr Carrasco nos bastidores de Amor à Vida, em 2013. Na ocasião, a ruiva interpretava Nicole, uma jovem rica diagnosticada com câncer, e, que como parte da história, teria que raspar os cabelos.

Ela, no entanto, recusou-se a passar a máquina nos fios por conta dos contratos publicitários firmados na época e, com isso, Walcyr decidiu que o destino da personagem seria, no mínimo, sobrenatural. Na trama, Nicole morreu no dia do seu casamento e virou um espírito!

Em uma live da revista Caras, em 2020, Walcyr revelou que a decisão de transformar Nicole em fantasma foi diretamente ligada à recusa de Marina em raspar o cabelo. “Quando ela aceitou o papel, tinha combinado que cortaria o cabelo… Mas ela não avisou com tanta antecedência que não ia cortar”, explicou o autor, justificando que esse enredo já estava com cerca de 30 capítulos escritos e não havia tempo hábil para grandes mudanças no roteiro. Eita!

Alma Gêmea (2005)

Divulgação/TV Globo

Alexandre Barillari vivia um momento de ouro na Globo, com papéis de destaque, especialmente nas novelas de Walcyr Carrasco. Mas tudo teve um fim brusco durante as gravações de Alma Gêmea, em 2005. Enquanto dava vida ao vilão Guto, Alexandre também atuava na peça O Mistério do Fantasma Apavorado, igualmente escrita por Carrasco.

Tudo corria bem até o ator descobrir que sua colega de palco, Bia Siedl, estava ganhando um salário maior que o dele. Indignado, Alexandre decidiu abandonar o projeto teatral, mas essa decisão teve um preço. Walcyr, que não é necessariamente conhecido por ser complacente, resolveu dar um fim trágico ao personagem de Barilari na novela das seis.

Em vez de simplesmente matá-lo e seguir em frente, o novelista deixou o vilão preso no Umbral, vagando por lá e aterrorizando outros personagens da trama. Foi uma despedida amarga para o talentoso ator, que acabou deixando a Globo e só retornou à emissora para uma participação em Nos Tempos do Imperador (2021), seu último trabalho nas telinhas.

Sete Pecados (2007)

Reprodução/TV Globo

Como já vimos, Walcyr Carrasco é conhecido por ser inflexível quanto à fidelidade dos atores ao texto, e Claudia Raia aprendeu isso da pior maneira possível em Sete Pecados (2007). Ela interpretava a vilã Ágatha e tinha o hábito de improvisar falas fora do roteiro. Como resultado, o autor decidiu que era hora de se livrar da personagem de maneira explosiva, literalmente. Ágatha acabou morrendo após abrir um pacote que continha uma bomba!

Essa foi a única colaboração entre Claudia e Walcyr. Em seu livro autobiográfico Sempre Raia um Novo Dia, a atriz revelou arrependimento por ter participado da novela, dizendo que “nada deu muito certo” e criticando o excesso de personagens e a confusão na escalação.

“Nunca mais farei uma coisa dessas”: Há 26 anos, Claudia Raia viveu um de seus maiores arrependimentos com papel que virou piada em novela

Por outro lado, Walcyr, em entrevista ao programa Altas Horas, afirmou que a morte de Ágatha não foi motivada por conflitos com a atriz, mas porque a trama “não estava com aquela força”. Ele destacou que Claudia Raia é uma grande atriz, mas que precisava incrementar a história e, assim, optou por explodir a personagem. Jura, Walcyr?

Xica da Silva (1996)

Divulgação/TV Globo

Em 1996, aos 17 anos, Taís Araújo foi a protagonista da novela Xica da Silva na TV Manchete. Em uma das gravações, a atriz se recusou a filmar uma cena íntima específica, o que gerou um conflito com o autor da trama… adivinhem quem? Isso mesmo, Walcyr Carrasco.

A situação foi revelada por Taís Araújo no programa Roda Viva, quando ela entrevistou Zezé Motta, que também interpretou Xica da Silva, mas no cinema. “No momento em que me neguei a fazer uma cena de sexo a***, Walter Avancini e Walcyr Carrasco foram publicamente dizendo que eu estava transformando a Xica da Silva numa Maria Chiquinha“, relembrou.

As falas citadas por Taís foram publicadas na Folha de S. Paulo, no dia 26 de maio de 1997: “Ela fez exatamente o que eu não queria. Se negou a fazer uma Xica da Silva sensual porque queria se mostrar para a Globo. Preferiu ser uma ‘Maria Chiquinha’ a ser uma Xica da Silva, feminista e revolucionária. Ela tem talento, mas na Globo vai ser coadjuvante”, disse Avancini.

Walcyr Carrasco, no entanto, negou as afirmações da atriz, dizendo que nunca escreveu uma cena desse tipo em Xica da Silva, que, aliás, assinou sob o pseudônimo Adamo Angel.

Morde & Assopra (2011)

Divulgação/TV Globo

Priscila Fantin viveu momentos de grande destaque em sua carreira ao trabalhar com Walcyr Carrasco, interpretando papéis centrais em novelas da Globo, como Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005) e Sete Pecados (2007).

No entanto, em 2011, ao recusar um convite para atuar em Morde & Assopra, a atriz passou um longo período na geladeira da Globo, sendo limitada a pequenas participações em novelas e séries. Na época, Walcyr declarou que ficou chateado com a decisão de Fantin.

Somente em 2016, após se reconciliar com Walcyr, Priscila voltou a atuar nas novelas do autor, em Êta Mundo Bom!, desta vez em um papel de menor destaque.

“Quando o Walcyr me chamou, eu estava nesse momento muito confuso. Não lembro se eu já tinha sido diagnosticada com depressão, mas era um momento em que eu precisava me conhecer e me reconhecer. Ele ficou chateado porque, para ele, era muito óbvio, a gente tem uma parceria muito linda”, contou a atriz ao Gshow.



Fonte: Filmes e Séries

Leia mais

PUBLICIDADE