A opinião popular diz que Fuga de Nova York é um filme muito superior à sua sequência, Fuga de Los Angeles, mas o diretor John Carpenter acha justamente o contrário.
John Carpenter é um dos maiores diretores das décadas de 70 e 80. Com filmes como Halloween: A Noite do Terror e A Bruma Assassina, ele criou dois clássicos do terror; com Os Aventureiros do Bairro Proibido, um cult de ação. Ele também dirigiu duas das melhores ficções científicas de todos os tempos: O Enigma de Outro Mundo e Fuga de Nova York.
No entanto, nos anos 90 e 2000, Carpenter não conseguiu repetir o mesmo sucesso e Fuga de Los Angeles talvez seja o exemplo mais claro disso. Lançado em 1996, o filme herdou o nome e a premissa do original, mas não a fama: enquanto o primeiro, de 1981, é cultuado, a sequência carrega uma reputação bem ruim.
Só que o próprio diretor não entende as críticas. Carpenter considera Fuga de Los Angeles significativamente melhor.
Para Carpenter ele é dez vezes melhor
Paramount Pictures
Em um artigo de 2015 para a revista Creative Screenwriting, ele foi direto: “Fuga de Los Angeles é melhor que o primeiro filme. Dez vezes melhor. Tem muito mais a oferecer. É mais maduro.” E completou: “Acho que algumas pessoas não gostaram porque viram como uma refilmagem, não como uma sequência.”
Carpenter ainda filosofou: “Nunca se sabe se um filme será um sucesso. Naquela época, ninguém queria ver Fuga de Los Angeles — mas, no início, ninguém queria ver O Enigma de Outro Mundo também. Às vezes é só esperar e dar tempo ao tempo.”
Os números, porém, discordam, o filme foi um fracasso de bilheteria: arrecadou US$ 42,3 milhões mundialmente, com um orçamento de US$ 50 milhões. As críticas também não foram gentis, no AdoroCinema, por exemplo, Fuga de Los Angeles tem nota média de 2,7 de 5 estrelas, contra 3,6 do primeiro.
E a trama realmente lembra a do original

Paramount Pictures
Em Fuga de Los Angeles, Los Angeles virou uma prisão gigante, assim como Nova York no primeiro filme. Quando a filha do presidente dos EUA rouba o controle de uma superarma e vai entregá-lo a revolucionários na ilha-prisão, Snake Plissken (Kurt Russell de novo!) é enviado para resgatar o objeto e eliminar os rebeldes.
De fato, John Carpenter dirigiu seu último longa em 2010, Aterrorizada. Mas ele já deixou claro que voltaria à direção se aparecesse o projeto certo — e com as condições ideais.
Fuga de Los Angeles está pra compra ou aluguel no Prime Video e Apple TV.
Fonte: Filmes e Séries


